No dia 17, por volta das 6:30h da manhã, a direção da FUP e Sindipetros filiados, ocuparam a sala de controle da FAFEN Paraná e permaneceram por mais de uma hora até que algum representante da gerência ouvissem os petroleiros. Após a desocupação da subsidiária, os petroleiros realizaram falações na entrada da fábrica.
Esta ação foi a primeira de diversos atos que estão previstos contra o processo de privatização da unidade anunciado pela atual gestão entreguista da Petrobrás, que também já comunicou a venda de outras unidades do Sistema Petrobrás em todo o Brasil.
A direção da Petrobrás e o governo Temer, pretendem entregar a FAFEN Paraná para multinacionais do segmento de fertilizantes internacional por R$0,00, já que os Impairments apresentados em seus balanços contábeis realizaram desvalorização da ordem de R$800 milhões no valor da unidade. A Araucária Nitrogenados é estratégica para o país, pois abastece o mercado com fertilizantes e é a maior produtora de ARLA-32 do Mundo, um catalizador para redução de emissão de gases tóxicos para motores a diesel.
A categoria petroleira, com tradição de lutas, não vai se omitir diante da redução de direitos e continuarão firmes defesa da Petrobras e do patrimônio público. Só a luta de todos os brasileiros é capaz de reverter o entreguismo e o golpe.