A nova norma internacional ISO 26000 foi debatida com trabalhadores e representantes sindicais em São Paulo, Rio de Janeiro, Bahia, Pernambuco, Ceará e Espírito Santo.
O Seminário ISO 26000 – Nova Norma Internacional de Responsabilidade Social e o Movimento Sindical chegou à última etapa em Porto Alegre, após debates com trabalhadores e representantes sindicais de São Paulo, Rio de Janeiro, Bahia, Pernambuco, Ceará e Espírito Santo. O seminário, organizado pela Federação Única dos Petroleiros, foi realizado nesta terça-feira, 13, no Hotel Continental Porto Alegre, no centro da cidade.
Com a conclusão de todas as etapas, a FUP espera que os seminários tenham contribuído para que os dirigentes sindicais conheçam a ISO 26000 e debatam os desdobramentos e implicações da norma nas relações de trabalho.
A ISO 26000 deve ser adotada voluntariamente pelas empresas, e definiu um entendimento comum sobre os significados da responsabilidade social corporativa, além de normatizar sua aplicação.
A norma também orienta as empresas, entre outras recomendações, a reconhecerem as organizações e representações dos trabalhadores, convenções coletivas e consultas tripartites, tomando como referência as diretrizes apontadas pela Organização Internacional do Trabalho – que nem sempre são respeitadas na relação capital-trabalho.