COP 27: FUP participará de evento sobre a transição justa do petróleo no Brasil

Dia 16/11, quarta, às 6:15 hora de Brasília, a Federação Única dos Petroleiros participará de evento sobre a transição justa do petróleo no Brasil no espaço do Brazil Hub na Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas, a COP 27.

Serão apresentados os princípios da transição justa do petróleo no Brasil sob o viés dos trabalhadores, da sociedade e da academia, assim como discutir as perspectivas da transição do petróleo no Brasil e os caminhos legislativos e políticos necessários para que ela aconteça.

A COP 27 é um evento que reúne diversos líderes mundiais para discutir pautas sobre o aquecimento global, emissão de carbono e as melhores formas de enfrentar as mudanças climáticas. Neste momento, a 27ª edição está sendo realizada em Sharm El Sheikh, no Egito e a FUP está sendo representada pelo diretor de relações internacionais, Gerson Castellano e o Economista do DIEESE, Cloviomar Cararine.

O evento está sendo organizado por um grupo multi-setorial formado por sindicatos dos trabalhadores do petróleo, Sindipetro RJ e Federação Única dos Petroleiros. Também por representantes da sociedade civil: Instituto Arayara, DIEESE e Instituto Clima e Sociedade. A USP e UFRJ representam a academia. O evento contará com a presença do Senador Jean Paul Prates e o Dep. Federal Pedro Campos.