FUP participa do Seminário Internacional “Crise e Soberania Energética: a energia como direito do povo”

 

 

Nos dias 7 e 8 de outubro, a FUP foi representada no Seminário Internacional “Crise e Soberania Energética: a energia como direito do povo”, que ocorreu em Mar del Plata, província de Buenos Aíres, na Argentina.

Durante os dois dias, foram discutidas estratégias comuns para defender os direitos dos trabalhadores e trabalhadoras da área energética. Além disso, a situação e o contexto social e político de cada país representado pelos debatedores e pelo público foi apresentado. Assim, a situação energética foi discutida, em um intercâmbio entre os países representados no seminário: além do Brasil, França, Porto Rico, México, Chile, Uruguai e Argentina. Em todos os países, foram apontados estratégias da política neoliberal de interferir no setor energético, sendo um problema a ser enfrentado em todos os locais.

Ao final de todas as discussões, foi assinado um documento sobre a busca da soberania energética, entendida como um direito social, que deve ser acessível a todos.

Uma nova jornada na América Latina foi convocada após o encerramento do encontro: “Em defesa da democracia e contra o Neoliberalismo”, no dia 4 de novembro, ainda sem local confirmado.