FUP participa do Fórum Social Mundial 2011

Fórum Social Mundial volta à África, desta vez, em Dakar, na capital do Senegal…





 Imprensa da FUP

Após 10 anos da construção de outro mundo possível, o Fórum Social Mundial volta à África, entre os dias 06 e 11 de fevereiro, na capital do Senegal, Dakar, com um cenário totalmente diferente de 2001. De lá pra cá, o mundo mudou, a crise do capitalismo levou a estagnação de grandes potências, o neoliberalismo perdeu sua legitimidade, os países sul americanos superaram-se e voltaram a crescer.

Diante deste fato, a 11ª edição do evento tem como foco principal, dar continuidade à construção de outro mundo possível, em busca de melhoria das condições de vida e trabalho na América Latina, que nos últimos 10 anos, elegeu presidentes com compromissos de construção de modelos alternativos ao neoliberalismo.

No Fórum de Dakar, questões relacionadas ao contexto africano, como o lugar da África no mundo e na crise terá destaque nos debates. Entre os objetivos do Fórum, está a potencialização da capacidade de organização dos movimentos sociais africanos, para que através de estratégias de reconstrução social, econômica e política, seja criado um novo espaço de desenvolvimento no país.

 Os movimentos sindicais e sociais debaterão novas perspectivas para erradicação da crise social mundial, sob os pontos de vista da desigualdade, da pobreza e da discriminação, enquanto a crise geopolítica será discutida em relação às guerras, conflitos e ao acesso às matérias primas. A crise ambiental e questões sobre liberdade, democracia da cultura e comunicação também serão analisadas com profundidade no FSM.

Durante todo o Fórum, a FUP estará presente no Espaço Casa Brasil, onde será apresentado o MOVA Brasil, projeto de alfabetização de jovens e adultos, desenvolvido desde 2003, pelo Instituto Paulo Freire, com a parceria da FUP e Petrobrás. Além disso, a convite do Grupo de Apoio e Reflexão ao FSM, o coordenador da Federação, João Antonio de Moraes, representará os petroleiros nos debates dos dias 08 e 09, cujo tema será relacionado à agenda da transformação social e aos novos paradigmas alternativos à civilização industrial, produtivista e consumista. Os representantes da FUP também vão expor a importância da luta pela soberania nacional através da campanha “O Petróleo tem que ser Nosso”.