FUP participa de reunião técnica sobre o futuro do trabalho na indústria de petróleo e gás

A FUP, representada pelo diretor da secretaria de Relações Internacionais, Gerson Castellano, participa de encontro na Organização Internacional do Trabalho (OIT), que acontece entre os dias 28 novembro a 2 dezembro de 2022 na sede da OIT em Genebra na Suíça.

O encontro discute oportunidades e desafios para uma transição justa para um futuro do trabalho que contribua para o desenvolvimento sustentável em suas dimensões econômica, social e ambiental com o objetivo de adotar conclusões, incluindo recomendações para ações futuras.

A FUP representa os trabalhadores e trabalhadoras da Indústria de Petróleo e Gás. Será uma semana intensa de reuniões e oficinas que resultará a fim dela de resoluções e indicativos para o futuro da categoria. Participam representações de trabalhadores, representações de empresas e de governos de vários países do mundo que atuam neste setor.

A reunião examina as seguintes questões:

Quais são os desafios e oportunidades de trabalho decente que a indústria de petróleo e gás enfrenta agora e no futuro como resultado das mudanças climáticas, avanços tecnológicos, globalização, mudanças demográficas e outros fatores de mudança?

Quais políticas e medidas funcionaram, o que não funcionou bem e o que precisa ser feito para garantir uma transição justa para um futuro do trabalho que contribua para o desenvolvimento sustentável em suas dimensões econômica, social e ambiental.

Levando em consideração as diretrizes da OIT para uma transição justa para economias e sociedades ambientalmente sustentáveis ​​para todos (2015) , que recomendações devem ser feitas para ações futuras da Organização Internacional do Trabalho e seus Membros (governos, organizações de empregadores e trabalhadores) em relação ao futuro do trabalho na indústria de petróleo e gás?

Fundada em 1919 para promover a justiça social, a Organização Internacional do Trabalho (OIT) é a única agência das Nações Unidas que tem estrutura tripartite, na qual representantes de governos, de organizações de empregadores e de trabalhadores de 187 Estados-membros  participam em situação de igualdade das diversas instâncias da Organização.