FUP participa de reunião com autoridades da saúde e do MPT

FUP busca ampliar articulações em prol da saúde dos trabalhadores e trabalhadoras

[Da Comunicação da FUP]

A Federação Única dos Petroleiros (FUP) participou nesta quarta-feira (15/03) de uma reunião em Brasília, com autoridades da área da saúde e da Coordenadoria Nacional de Defesa do Meio Ambiente, do Trabalho e da Saúde – CODEMAT, do Ministério Público do Trabalho – MPT, com o objetivo de ampliar sua interlocução com os órgãos que trabalham a temática, uma preocupação permanente da entidade e da categoria petroleira.

Representando a CODEMAT, participaram da reunião as Procuradoras Márcia Kamei (coordenadora) e Cirlene Zimmermann e o Procurador Luciano Leivas.

A reunião aconteceu na Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente, onde a Secretária da SVSA, Ethel Maciel recebeu, além da comitiva CODEMAT, representações sindicais. Participaram também da reunião a Diretora do Departamento de Vigilância em Saúde Ambiental e Saúde do Trabalhador – DSAST, Juliana Moura e as Coordenadoras Geral de Saúde do Trabalhador – CGSAT e de Vigilância em Saúde Ambiental – CGVSA, Luciene Aguiar e Emily Conceição

Marcelo Pereira do Nascimento, Diretor do Sindicato dos Metalúrgicos, membro do Conselho Municipal de Saúde e do Centro de Referência de Saúde do Trabalhador do SUS, na cidade de Gravataí (RS), esteve presente na reunião. Em representação da FUP participou Raimundo Teles, diretor de Saúde, Meio Ambiente e Segurança da entidade.

A participação da FUP responde à intenção da entidade de ampliar sua visão sobre segurança do trabalho, e a procura de estratégias para poder contribuir com esse debate nos âmbitos de decisão, articulando com instituições que trabalham na vigilância epidemiológica, na saúde mental e na questão ambiental.

Durante a pandemia da Covid-19, a FUP construiu proximidade com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e pretende ampliar essa proximidade com outras entidades como o Ministério da Saúde, e os órgãos que participaram do encontro desta quarta-feira. A Federação já está trabalhando em parceria em algumas ações junto ao Ministério Público do Trabalho.

Raimundo Telles, afirmou: “a preocupação da categoria com a vigilância e saúde no trabalho se faz cada vez mais necessária, num mercado cada vez maior. No setor petrolífero, por exemplo, temos os trabalhadores do Sistema Petrobrás, do setor privado, e os terceirizados, o que deixa tudo mais complexo”.

Nesse sentido, Teles afirma: “A discussão sobre a saúde do trabalhador permeia toda a categoria, independentemente da filiação, da empresa ou da região, Federação tem a preocupação de dirigir o assunto de forma geral, ampliando sua ação, alcançando toda a categoria e colocando toda sua expertise a serviço da vida e da saúde dos trabalhadores e trabalhadoras”.