FUP participa de manifestação sindical nos Estados Unidos contra a Chevron

alt

alt

FUP

Diante das inúmeras denúncias feitas contra a Chevron, petrolífera responsável pelo grave acidente ambiental na Bacia de Campos, no litoral do Rio de Janeiro, no dia 07 de novembro de 2011, a Federação Única dos Petroleiros (FUP) foi convidada pela United Steelworkers (USW), entidade sindical que representa os trabalhadores petroleiros dos Estados Unidos, a participar nesta quarta-feira, 30 de maio, de uma grande manifestação no país, durante a assembléia dos acionistas da multinacional, na Califórnia. Na ocasião, a USW e a Central Sindical Norte-Americana (AFL-CIO) cobrarão que a Chevron publique um relatório com seus principais indicadores de segurança.

Durante as manifestações, o Coordenador Geral da FUP, João Antonio de Moraes, representou os petroleiros brasileiros, reiterando o posicionamento da entidade de suspensão das atividades da Chevron no Brasil e, fez um depoimento sobre as inúmeras falhas de procedimento da empresa, antes, durante e após o acidente ambiental na Bacia de Campos, a maior região brasileira de exploração e produção de petróleo.

O coordenador da FUP também denunciou o desrespeito da petrolífera com a organização sindical dos petroleiros brasileiros, as práticas antissindicais da empresa e seus procedimentos de gestão voltados para o lucro ao menor custo, que precarizam as condições de trabalho e aumentam os riscos de acidentes.

Ambientalistas norte-americanos e representantes de comunidades atingidas pela Chevron na Nigéria, Angola e Equador também estão presentes na assembléia dos acionistas da multinacional e nos protestos organizados pelos dirigentes da United Steelworkes e AFL-CIO, que contou também com a participação dos petroleiros da Chevron que trabalham na refinaria de Richmond, na Califórnia, uma das maiores dos Estados Unidos. 

alt

No dia 31, a FUP e o sindicato dos petroleiros norte-americanos (USW) participam de reunião com a gerência geral da Refinaria de Passadena, no Texas, que pertence à Petrobrás.

alt alt

alt