FUP participa de I Encontro Mundial de Blogueiros

Encontro começa nesta quinta e segue até sábado, em Foz do Iguaçu, com transmissão ao vivo pela internet…





 Imprensa da FUP, com informações da blogosfera

Jornalista e dirigentes da FUP participam do I Encontro Mundial de Blogueiros, que será realizado de quinta-feira (27) a sábado (29) na Itaipu Binacional, em Foz do Iguaçu, no Paraná. O tema do encontro será “O papel da blogosfera na construção da democracia” e um dos assuntos a serem discutidos é o impacto sofrido pelas mídias tradicionais com o advento do uso da internet como uma rede alternativa de informações. O evento receberá internautas e ativistas sociais de diversos países no Cineteatro do Barrageiro, na Itaipu.

Um dos maiores expoentes do cyberativismo, o Wikileaks – site que publica informações confidenciais de interesse público, vazadas de governos e empresas – vai participar do encontro.

O porta-voz da organização, o jornalista islandês Kristinn Hrafnsson, confirmou presença no primeiro dia de debates, na sexta-feira (28). Às 9h, ele dividirá a mesa ao lado de outras autoridades do jornalismo mundial, como Ignacio Ramonet, criador do jornal francês Le Monde Diplomatique.

O debate “O papel das novas mídias” terá ainda a presença dos brasileiros Luis Nassif, jornalista premiado e blogueiro, e Dênis de Moraes, pós-doutor em Comunicação e professor do departamento de Estudos Culturais e Mídia da Universidade Federal Fluminense (UFF). Participam também dos debates Jesse Chacón, ex-ministro das Comunicações da Venezuela, Pascual Serrano, fundador de um dos maiores sites de esquerda da Europa, o Rebelión, entre outros blogueiros da América Latina, Estados Unidos, Europa, Ásia e África.

Conheça a programação oficial, clicando aqui.

FUP na luta pela democratização da comunicação

Desde o I Encontro Nacional de Blogueiros, realizado em 2010, a FUP participa dos debates e foi uma das entidades apoiadoras do evento. Este anos, novamente a Federação esteve presente ao II Econtro Nacional de Blogueiros Progressistas, que passou a ser chamado de BlogProg. Desde a sua criação, a FUP apóia e participa de debates em prol da democratização dos meios e acesso à comunicação.

A quebra de hegemonia da mídia conservadora e partidária, formada por núcleos familiares que atendem aos interesses das elites, sempre foi bandeira de luta da FUP. Hoje, este cenário começa a ser alterado, através da internet e do acesso, cada vez maior, a meios alternativos de comunicação. A luta pela regulamentação do setor de comunicação e pela implantação e aperfeiçoamento do Plano Nacional de Banda Larga (PNBL) continuam na agenda da FUP, bem como da blogosfera.

Transmissão ao vivo

O I Encontro Mundial de Blogueiros será transmitido em tempo real pela internet através do site oficial: www.blogueirosdomundo.com.br/ao-vivo.

Internautas do mundo todo que não conseguiram estar presentes no encontro poderão acompanhar a programação e interagir com os participantes através do Twitter e do Facebook. No primeiro a forma de manter contato é através da hashtag #blogmundofoz e pelo Facebook basta curtir a página oficial e se manter atualizado.

Esta integração já é marca registrada do encontro de blogueiros. O 2º Encontro Nacional de Blogueiros Progressistas que aconteceu em março deste ano mobilizou mais de 30 mil internautas em todo o mundo durante os três dias de transmissão. A hashtag do evento ficou em primeiro lugar no Tranding Topics Brasil do Twitter por dois dias e até o presidente do Peru, Ollanta Humala, enviou uma saudação aos blogueiros através de seu perfil pessoal no Twitter.

Ainda há tempo de se inscrever

Quem perdeu o prazo para se inscreverainda tem chances de participar do evento. A organização do encontro anunciou que serão aceitas inscrições feitas diretamente na secretaria do evento, que será montada no estacionamento da Central de Credenciamento de Itaipu, ao lado da Barreira de Controle da usina (Avenida Tancredo Neves, 6.731, Foz do Iguaçu-PR)

As adesões via internet encerraram nessa segunda-feira (24) e somaram 650 inscritos, público formado por blogueiros, estudantes e comunicadores de 16 Estados brasileiros e mais de 10 países.

O atendimento para os remanescentes será feito na quinta (27), das 18h às 20h, e na sexta (28), das 8h às 12h30 e das 14h às 16h. A taxa de participação é de R$ 100, com desconto de 50% para estudantes. O número de vagas oferecidas está limitado a cerca de novos 200 participantes.

As credenciais dos inscritos também deverão ser retiradas na secretaria do Encontro. Na quinta-feira, a entrega começa às 14h.