FUP participa de Fórum Mundial de Direitos Humanos, em Brasília

alt

 

FUP

Cabezudo, o guatemalteco Frank La Rue, entre outros. Ao todo, mais de dez países de quatro continentes estão representados no Fórum.

A FUP representa os petroleiros no Forum Mundial de Direitos Humanos (FMDH), que começou nesta terça-feira, 10, em Brasília e prossegue até sexta, 13, com uma série de debates e conferências sobre temas que discutem a garantia do direito à plena cidadania a todos os povos do planeta. O evento é dividido em três eixos temáticos – Os Direitos Humanos como Bandeira de Luta dos Povos, A Universalização de Direitos Humanos em um Contexto de Vulnerabilidades e A Transversalidade dos Direitos Humanos. Cada um deles será abordado em três debates e uma conferência. Estão previstas também mais de 400 atividades de movimentos sociais, entidades públicas e organizações não governamentais, além de exposições, seminários e feiras.

As atividades do Fórum marcam os 65 anos da Declaração Universal de Direitos Humanos. O documento é a base da luta universal contra a opressão e a discriminação, defende a igualdade e a dignidade das pessoas e reconhece que os direitos humanos e as liberdades fundamentais devem ser aplicados a cada cidadão. São direitos inerentes a cada ser humano, independentemente de raça, sexo, nacionalidade, etnia, idioma, religião ou qualquer outra condição, como o direito à vida, à liberdade de opinião e de expressão, ao trabalho, à educação, à saúde, à cultura, entre muitos outros. 

Nesta quarta-feira, 11, a FUP participa do lançamento da campanha do Instituto Paulo Freire (IPF), “Promova Consciência com Educação em Direitos Humanos”, com participação da professora Francisca Pini, integrante do Comitê Gestor do Projeto MOVA-Brasil, parceria da FUP com a Petrobrás e o IPF.  Na quinta, 12, a FUP estará presente no seminário Educação Popular, Democracia e Direitos Humanos, que será realizado das 18h às 21h, na sala 101 do CICB (veja endereço abaixo), que abordará a experiência do MOVA, que completou em 2013 dez anos, com mais de 200 mil jovens e adultos alfabetizados. O coordenador da FUP, João Antônio de Moraes, será um dos expositores, ao lado do professor Moacir Gadotti, do Instituto Paulo Freire,  e Armando Tripodi, responsável pelas políticas de responsabilidade social da Petrobrás.

Também na quinta-feira, 12, o secretário nacional de Políticas Sociais da CUT, Expedito Solaney, coordenará o debate “Os Direitos Humanos no Mundo do Trabalho”, às 10h, no Auditório 2, com a presença de João Pedro Stédile, integrante da coordenação nacional do MST e da Via Campesina; Leonardo Sakamoto, jornalista e membro da Ong Repórter Brasil; e Jana Silverman, diretora do programa Solidarity Center, que visa a articular ações de trabalhadores no mundo.

Cerca de dez mil pessoas se inscreveram para o Fórum, que acontece no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB), localizado no setor de Clubes Esportivos Sul – SCES, trecho 2 conjunto 63, lote 50. O evento conta com a participação de autoridades governamentais de diversos países,  intelectuais e especialistas em direitos humanos reconhecidos internacionalmente, como a ministra Maria do Rosário, da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, Rosa Maria Cardoso da Cunha, Coordenadora da Comissão Nacional da Verdade, o argentino Pablo Gentille, Secretário Executivo do Conselho Latino-americano de Ciências Sociais (CLACSO), o italiano Ameringo Incalcaterra, do  Alto Comissariado das Nações Unidas para Direitos Humanos, o paquistanês Tariq Ali, o magistrado espanhol Baltasar Garzón Real, o filósofo e teólogo brasileiro, Leonardo Boff, a educadora argentina Alicia

Acesse aqui a programação completa do evento.

 

alt