FUP participa de Encontro Nacional de Educação de Jovens e Adultos

Diretor da FUP, Mário Dal Zot participou no último fim de semana do XVII Encontro Nacional de Educação de Jovens e Adultos em Florianópolis SC, em que foi debatido o tema Educação, trabalho e capitalismo: impactos, lutas e resistências na EJA.

Profissionais de instituições que atuam com a modalidade de ensino lembraram a longa trajetória de luta pelo direito de jovens e adultos à educação, gente que teve que parar de estudar na infância e adolescência para trabalhar desde cedo e como estudar mudou as suas vidas, não só na formação, mas na autoestima e na forma de se verem e perceberem os outros.

Mário Dal Zot e Rosana Bertotti da CUT Nacional falaram sobre a Classe trabalhadora que estuda e confirmaram o apoio ao movimento pelo direito de jovens e adultos à educação.

Importante lembrar do Projeto MOVA-Brasil, um projeto de alfabetização de jovens e adultos que a Petrobrás implementou em agosto de 2003, em parceria com o Instituto Paulo Freire e a FUP e seus sindicatos. Foi um dos principais projetos de responsabilidade social da estatal, que, ao longo de 12 anos, alfabetizou 262.877 jovens e adultos e formou 10.956 educadores em 692 municípios de 12 estados do país. O projeto foi interrompido ao final de 2015, quando a Petrobrás começou a ser impactada pelos efeitos da operação Lava Jato, o que resultou em cortes de investimentos e no violento desmonte que foi intensificado após o golpe de 2016.

O Projeto MOVA-Brasil foi um dos mais inovadores projetos desenvolvidos pelo movimento sindical e é reconhecido mundialmente pela seriedade de sua metodologia e pelos resultados obtidos. Inúmeras ações de impacto social se desenvolveram a partir do MOVA Brasil: participação de seus coordenadores e monitores em Fóruns, Seminários, Encontros e Congressos sobre Educação de Jovens e Adultos, Educação no Campo, Agricultura Familiar e Segurança Alimentar; participação dos alfabetizados em Conselhos Comunitários; campanhas de Combate à tuberculose, Tratamento de água, Alimentação saudável; iniciativas de reciclagem de lixo e de coleta seletiva; organização de Cooperativas e de Hortas Comunitárias; iniciativas de avicultura, ovinocultura e apicultura, além de significativa melhoria nos níveis de educação, saúde e participação dos alfabetizados.