A Federação abordará a proposta dos movimentos sociais para a nova lei do petróleo…
Com informações do MAB
Entre os dias 8 e 12 de abril, cerca de 700 atingidos por barragens de todo o país estarão reunidos, em Brasília, para o Encontro Nacional da Juventude – pelos direitos dos atingidos por barragens e por um projeto energético popular. O evento, organizado pelo MAB (Movimento dos Atingidos por Barragens), será realizado no Centro Comunitário Athos Bulcão, na Universidade de Brasília (UnB).
A FUP estará presente ao evento, participando da solenidade de abertura, na quinta-feira (08), e contribuindo no debate sobre “Análise da conjuntura energética”, que acontece sexta-feira (09), na parte da tarde. A Federação abordará a proposta dos movimentos sociais para a nova lei do petróleo, destacando a importância do controle do estado sobre os recursos naturais para garantir não só a soberania energética, como a sustentabilidade de bens estratégicos, como a água e o petróleo.
O Encontro tem o objetivo de discutir e denunciar a violação dos direitos das populações atingidas no processo de construção de barragens e de discutir a respeito dos projetos que constam no novo Plano Decenal de Energia Elétrica, previsto para entrar em consulta pública em abril. O MAB também vai debater o projeto da hidrelétrica de Belo Monte, cujo leilão está previsto para acontecer no próximo dia 20.