FUP participa de debate sobre estatização da distribuição de gás no Uruguai

Os trabalhadores uruguaios estão em luta para que a Montevideo Gas, empresa privada que tem 66% de suas ações sob o controle da Petrobrás desde 2006, seja incorporada pela Ancap, petroleira estatal…





Imprensa da FUP

O coordenador da FUP, João Antônio de Moraes, participou no último dia 06 de uma audiência pública em Montevidéu, onde sindicatos, empresários, representantes do governo e parlamentares discutiram a estatização do setor de distribuição de gás. Os trabalhadores estão em luta para que a Montevideo Gas, empresa privada que tem 66% de suas ações sob o controle da Petrobrás desde 2006, seja incorporada pela Ancap, petroleira estatal. O ministro da Indústria e Energia do Uruguai, Roberto Kreimerman, confirmou que o governo está discutindo com a Petrobrás e os demais acionistas da Montevideo Gas a possibilidade do Estado intervir na empresa, que está passando por sérios problemas financeiros que podem levar à demissão em massa dos trabalhadores. 

O ministro declarou que a Ancap e a Petrobrás estão avaliando conjuntamente a melhor forma de resolver a situação da empresa. O coordenador da FUP manifestou sua solidariedade com os trabalhadores uruguaios, destacando que a luta pela soberania deve ser unitária em todo o continente. Ele ressaltou a campanha dos movimentos sociais brasileiros em defesa da soberania energética e para que os recursos naturais sejam tratados pelo Estado de forma estratégica e não como mercadorias.