FUP participa de audiência pública sobre privatizações

 

Na luta a favor das empresas estatais brasileiras, a Federação Única dos Petroleiros (FUP) participou na tarde desta terça-feira (10), da audiência pública que debateu as privatizações das empresas públicas do Brasil. O objetivo da reunião foi mostrar à sociedade brasileira sobre o processo de desmonte do Estado promovido pelo atual governo brasileiro.


O diretor da FUP, Deyvid Bacelar, foi um dos primeiros falar no evento e afirmou que é preciso união das categorias dos trabalhadores e dos movimentos sociais para mostrar ao Governo o poder da força popular contra a venda das empresas estatais.

“Precisamos mostrar a força dos trabalhadores brasileiros. Diversos teóricos afirmam que uma Nação que quer conquistar sua soberania nacional necessita ultrapassar suas fronteiras, e assim fez o Brasil quando elegemos um governo democrático com Lula e Dilma. Esses companheiros utilizaram empresas públicas e estatais para romper fronteira e fazer com tivéssemos as melhores empresas estatais do mundo entre elas a Petrobras, empresa essa que foi construída a partir da mobilização social no ano de 1953. Mais uma vez brasileiros e brasileiras precisaremos nos unir pois se não fizermos isso esse projeto de privatização vai a frente”, destacou Bacelar.
Ao finalizar sua fala na audiência, Deyvid Bacelar, ressaltou que está na hora nas centrais sindicais se unirem numa grande mobilização nacional. “ Isso pode começar a partir dos trabalhadores das empresa publicas estatais, pois esse governo está massacrando o servidor público. Nós precisamos não somente estar aqui no Congresso Nacional, mas também é importante que estejamos nas ruas e pressionando esse governo. E precisaremos organizar até o final primeiro trimestre uma grande greve geral. Vamos à luta e nós venceremos”, destacou o diretor da FUP.


A audiência foi promovida pela Comissão de Legislação Participativa da Câmara dos Deputados e estiveram presentes ainda representantes do Sindicato dos Trabalhadores da Empresa Brasileira de Correios Telégrafos e Similares do Rio de Janeiro; Associação dos Empregados da Eletrobras; Sindicato dos Empregados da Telebras; Sindicato dos Trabalhadores da Casa da Moeda; Empresa Brasil de Comunicação; Loteria Instantânea Exclusiva (Lotex); Empresa de Tecnologia e Informações da Previdência Social (Dataprev); Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU); Codesp – Companhia Docas do Estado de São Paulo; Empresa Gestora de Ativos (Emgea); Agência Brasileira Gestora de Fundos Garantidores e Garantias (ABGF); Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro); Empresa de Trens Urbanos de Porto Alegre S.A (Trensurb); Companhia de Entrepostose Armazéns Gerais de São Paulo (Geagesp); Centrais de Abastecimento de Minas Gerais (Ceasaminas); Companhia Docas do Espirito Santo (Codesa); Centro de Excelência em Tecnologia Eletrônica Avançada (Ceitec) Porto Alegre; Sindicato dos Bancários de Nova Friburgo; Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos Bancários e Financiários do Munícipio do Rio De Janeiro; Federação dos Bancários do Rio de Janeiro e Espírito Santo; Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ); INTERSINDICAL – Central da Classe Trabalhadora; CTB – Central dos Trabalhadores e das Trabalhadoras do Brasil; CUT – Central Única dos Trabalhadores; CSP Central Sindical e Popular Conlutas e a Federação Nacional de Empresas de Correios e Telégrafos e Similares – FENTECT.