FUP participa de Ato Público em defesa da Democracia, da Educação e da Petrobrás

Na tarde desta terça-feira, 11, centenas de militantes de movimentos sociais, sindicais e estudantis lotaram o auditório Nereu Ramos, na Câmara dos Deputados em Brasília, durante a realização do Ato Público em Defesa da Democracia, da Educação e da Petrobrás.

A atividade fez parte de uma série de mobilizações realizadas em defesa da Petrobrás como principal indutora do desenvolvimento nacional e do avanço do Plano Nacional de Educação, que de acordo com a Lei de Partilha, receberá 75% dos royalties do petróleo assim como 50% do Fundo Social das áreas do Pré-Sal.

O coordenador da FUP, José Maria Rangel, representou a Federaçãono ato público e reafirmou a importância da unidade entre os petroleiros, educadores, estudantes e as demais categorias de trabalhadores contra a aprovação do Pls 131, do senador José Serra (PSDB), que pode tirar da Petrobrás o papel de operadora única do pré-sal. 

“A soberania de um povo só existe com base na educação. Esse também é um dos maiores motivos da defesa do pré-sal para o povo brasileiro, para que ele seja destinado ao financiamento do PNE (Plano Nacional de Educação). Por isso, petroleiros, companheiros da educação, metalúrgicos e todos os setores da sociedade devem ir às ruas para dar um sonoro não ao projeto do senador José Serra. Quero parabenizar a todos os parlamentares que estão envolvidos nessa disputa, porque sabemos que não é uma disputa fácil. Muitos são os interesses, mais o nosso maior interesse é o desenvolvimento do nosso país e, por isso, temos certeza que vamos derrubar esse projeto.” afirmou José Maria.

Além dos educadores e mulheres de todos os estados, que participam da 5ª Marcha das Margaridas na Capital Federal, o ato teve a participação de integrantes da UNE, MST, CUT, CNTE, UBES, CONTAG, FASUBRA, ANPPG , da Campanha Nacional Pelo Direito à Educação e da Frente Parlamentar Mista em Defesa da Petrobrás.

Fonte: FUP