FUP orienta sindicatos a participarem de Audiência Pública da ANP sobre tecnologia de exploração do gás do xisto

 

FUP

Na próxima quinta-feira, 21/11, será realizada uma audiência pública na Agência Nacional de Petróleo para debater a resolução do Conselho Nacional de Política Energética, que estabelece critérios para a perfuração de poços, através da técnica de fraturamento hidráulico. Essa tecnologia, segundo a ANP, poderá ser utilizada pelas empresas na exploração das reservas de gás que serão licitadas durante a 12ª Rodada, prevista para os dias 28 e 29 de novembro.

A FUP orienta os sindicatos a participarem desse importante debate, enviando representantes para a audiência pública da ANP. As inscrições devem ser feitas no site da Agência, até às 12 horas desta quinta-feira, 14/11. Baixe o formulário em http://www.anp.gov.br/?pg=68562, procurando pela audiência número 30/2013.

A 12ª Rodada da ANP colocará em licitação 240 blocos exploratórios, sendo 110 em áreas de novas fronteiras tecnológicas nas bacias do Acre, Parecis, São Francisco, Paraná e Parnaíba e 130 nas bacias maduras do Recôncavo e de Sergipe-Alagoas. O fraturamento hidráulico é uma técnica de estimulação de poço utilizada para maximizar a produção de óleo e gás natural em reservatórios não convencionais.

Para entender o que significa a entrega das reservas do gás de xisto, acesso o blog do diretor da FUP, José Maria Rangel, representante eleito pelos trabalhadores para o Conselho de Administração da Petrobrás:http://www.zemarianoca.org.br/index.php/a-exploracao-do-gas-de-xisto-o-brasil-na-contramao-do-resto-do-mundo/