FUP leva projeto de alfabetização a presídios de Pernambuco

Nesta segunda, 26, o Coordenador da FUP, João Antonio de Moraes e o Articulador Social Nacional do Mova Brasil…











Imprensa da FUP







Nesta segunda, 26, o Coordenador da FUP, João Antonio de Moraes e o Articulador Social Nacional do Mova Brasil, Luiz Lourenzon (que também é coordenador do Sindipetro PE/PB)  acompanharam uma das aulas do  projeto de alfabetização de jovens e adultos,  no presídio Aníbal Bruno, em Pernambuco, que passou a ser atendido pelo projeto, com três turmas, desde o inicio do ano letivo.

Na visita ao sistema penitenciário, os sindicalistas conversaram com os alunos, explicando a importância do projeto de alfabetização no processo de resgate da dignidade e cidadania dos presidiários. “o MOVA é uma chance real de recuperação e cidadania para os detentos.  Projetos como este, ressaltam a importância do  sindicalismo cidadão, ao tratar o trabalhador como ente social protagonista das mudanças que o país precisa”, ressaltou Moraes.

No ano de 2010, o MOVA Brasil iniciou sua segunda etapa do projeto de alfabetização de jovens e adultos, com 1262 turmas espalhadas pelos Estados do Amazonas, Ceará, Rio Grande do Norte, Pernambuco, Paraíba, Sergipe, Alagoas, Bahia, Minas Gerais e Rio de Janeiro.

A novidade, é que o Projeto também passou a articular turmas em sistemas prisionais. No total, foram compostas 34 turmas em dez presídios de Pernambuco e duas turmas na Paraíba, na cidade de João Pessoa e Campina Grande, o que equivale a 918 alunos.

O MOVA Brasil é um projeto social de alfabetização de jovens e adultos, que tem a FUP como parceira, junto ao Instituto Paulo Freire e a Petrobrás. Todas as turmas do projeto foram articuladas pelos sindicatos filiados à Federação, pelas oposições reconhecidas e por diversas ONGS e movimentos sociais como o MST.