FUP leva campanha do pré-sal ao Fórum Social Mundial

Entre os dias 25 e 29 de janeiro, será realizada a edição do “Fórum Social Mundial 10 anos Grande Porto Alegre”…




Imprensa da FUP

 

Entre os dias 25 e 29 de janeiro, será realizada a edição do “Fórum Social Mundial 10 anos Grande Porto Alegre”. A décima edição do evento que se afirmou como um espaço para construção de alternativas para “outro mundo possível”, através de debates, trocas de experiências, lutas e campanhas, unindo sindicatos e movimentos de diversos países, agora acontece de forma descentralizada em 27 eventos regionais, nas cidades de Porto Alegre, Gravataí, Canoas, São Leopoldo, Novo Hamburgo e Sapiranga.

O FSM fez história nos dez primeiros anos deste século, sendo um dos atores principais de algumas das melhores mudanças da década. Frutos da força de um projeto de civilização alternativo para uma humanidade mais justa e igualitária, e que já tem sido base do programa dos governos populares e democráticos da América Latina e Caribe.

Em 2010, o Fórum terá uma reflexão mais sistemática, não só de avaliação do que já foi construído, mas também sobre os possíveis caminhos futuros. Por isso, os representantes da FUP e de seus sindicatos filiados levarão a campanha “O petróleo tem que ser nosso” através de atividades reflexivas, voltadas para as estratégias e alternativas para o futuro do pré-sal.

Durante as atividades do dia 28, será realizada uma grande oficina, cuja proposta da FUP e dos movimentos sociais para a nova lei do petróleo – que já está em tramitação no Senado Federal e na Câmara dos Deputados – será amplamente divulgada para os participantes do evento. Além da oficina, os representantes da Federação também farão coletas de assinaturas para o abaixo-assinado que será encaminhado ao Congresso Nacional como um projeto de iniciativa popular que consolide o monopólio estatal do setor petróleo.

 

Levar o debate sobre a importância das jazidas da camada do pré-sal, e também sobre a necessidade de uma nova legislação que garanta o destino social destas riquezas ao povo brasileiro, é primordial para que a campanha ganhe dimensão proporcional à maior descoberta dos últimos trinta anos.

 

A FUP tem certeza disso e pretende, assim, por meio de atividades democráticas e participativas, continuar contribuindo para a construção de um “outro mundo possível”.