FUP lamenta morte da guerrilheira Guta, ouvidora da Petrobrás

A Federação Única dos Petroleiros lamenta o falecimento da companheira Maria Augusta Carneiro Ribeiro…

Imprensa da FUP

A Federação Única dos Petroleiros lamenta o falecimento da companheira Maria Augusta Carneiro Ribeiro, 62 anos, ocorrido na manhã desta sexta-feira, 15, no Rio de Janeiro. Guta, como preferia ser chamada, teve sua vida pautada na defesa da democracia e dos direitos humanos. Militante e revolucionária, ficou conhecida por ser a única mulher entre o grupo de guerrilheiros trocados em 1969 pelo embaixador norte-americano, sequestrado pelo Movimento Revolucionário 8 de Outubro (MR-8) e pela Ação Libertadora Nacional (ALN) numa ação contra a ditadura.

Após ser libertada pelos militares, junto com outros 15 militantes presos e torturados pela ditadura, Guta viveu no exílio e retornou ao Brasil dez anos depois, ao ser anistiada. Em 2003, assumiu a Ouvidoria da Petrobrás. Ela estava internada desde o dia 25 de abril, quando sofreu um acidente de trânsito na região dos lagos, no Rio de Janeiro.

A FUP lamenta a perda de uma lutadora, cuja coragem e determinação servirão de exemplo para as atuais e futuras gerações. A Direção Colegiada da Federação manifesta sua solidariedade e apoio aos familiares, amigos e companheiros de trabalho de Guta.