FUP lamenta falecimento do petroleiro Pedro Luiz de Campos, uma das lideranças da greve de 83

Pedrinho discursa na Replan durante ato que marcou os 40 anos de greve histórica de 1983; petroleiro deixa esposa, dois filhos e dois netos

Diretor do Departamento dos Aposentados do Sindipetro Unificado de São Paulo, Pedro faleceu na terça-feira (14), em Campinas

[Da imprena do Sindipetro SP]

É com profundo pesar que a FUP recebeu a notócia do falecimento do diretor do Departamento de Aposentados (Daesp) do Sindipetro SP, Pedro Luiz de Campos, o Pedrinho, ocorrido na última terça-feira, 14 de novembro de 2023, em Campinas (SP). Nascido em 21 de junho de 1954, Pedro Luiz era filho de Pedro de Campos e Geni do Carmo Santos de Campos.

Com uma trajetória marcante na Petrobrás, Pedro Luiz ingressou na empresa em 1975, desempenhando um papel significativo ao longo de sua carreira. Em sua atuação como diretor do sindicato, destacou-se como uma das principais lideranças políticas durante a greve de 1983 – a primeira do Sistema Petrobrás -, no fim da ditadura militar.

Pedro Luiz foi um dos coordenadores da RELUTE (entidade que organiza os anistiados de 1983), evidenciando seu engajamento nas causas que permeiam o universo dos trabalhadores. Até sua partida, desempenhava o papel de diretor no Daesp.

Pedrinho se aposentou da Petrobrás em janeiro de 1995, após uma carreira dedicada e repleta de desafios, mas permaneceu na luta coletiva pelos direitos dos trabalhadores, anistiados, aposentados e pensionistas.

Um capítulo singular em sua história pós-greve de 1983 foi a criação do Bar Resistência, no centro de Campinas. Em um gesto de resistência e solidariedade, Pedro Luiz, juntamente com Demétrio Vilagra e Edvaldo dos Santos, trabalhadores demitidos da Petrobrás, fundaram o bar.

A partida Pedro Luiz Campos representa uma perda irreparável para a comunidade sindical, política e para todos aqueles que o conheceram. O Sindipetro Unificado deseja as sinceras condolências à família e amigos, enaltecendo a memória desse notável líder que deixou uma marca indelével em sua jornada.

Que sua contribuição e legado sejam lembrados e honrados por todos que compartilharam sua trajetória.

Pedro Luiz de Campos deixa sua esposa Sonia, os filhos Michele e Ronaldo e um casal de netos. Assim que surgirem novas informações sobre o velório, esta nota será atualizada.

Pedrinho, presente hoje e sempre!