FUP lamenta falecimento do petroleiro Alexandre Jatczak Almeida

A FUP e seus sindicatos receberam com tristeza a notícia nesta quinta-feira, 16, do falecimento de Alexandre Jatczak Almeida, Gerente de Recurso Humanos da Transpetro, que teve sua trajetória trilhada no movimento sindical petroleiro.

Sua partida precoce surpreendeu a categoria e os antigos companheiros de militância sindical e política. Alexandre era engenheiro pós-graduado e trabalhador concursado da Petrobrás, onde ingressou em 1993 como técnico de operação da Refinaria Presidente Bernardes (RPBC), em Cubatão, no Litoral Paulista.

Integrou a diretoria do Sindicato dos Petroleiros de Cubatão, Santos e São Sebastião (hoje Litoral Paulista) a paetir de 1997, dando início à campanha de renovação do sindicato, que resultou na filiação da entidade à CUT. Em 1998, foi eleito diretor da FUP, onde permaneceu no mandato seguinte (2000/2002). No Sindipetro LP, foi coordenador entre 2003 e 2006.

No segundo mandato do governo Lula, passou a assessorar a diretoria da Transpetro e em junho de 2023, retornou à subsidiárias, como gerente executivo de Recursos Humanos, contribuindo com o processo de fortalecimento da empresa e a retomada do diálogo com os trabalhadores e suas entidades representativas.

A direção da FUP se solidariza com a família, amigos e companheiros de trabalho de Alexandre, manifestando apoio e força nesse momento tão difícil.

O velório e o sepultamento serão realizados no sábado, 18, pela manhã (das 8h às 12h), no Memorial de Santos, no Litoral Paulista.