É com profunda tristeza que a Federação Única dos Petroleiros e seus sindicatos filiados lamentam o falecimento de Waldomiro dos Santos Pereira Filho, o Miro, ex-coordenador geral do Sindipetro Litoral Paulista entre 2006 e 2008.
Operador na Refinaria Presidente Bernardes (RPBC, em Cubatão, ele morreu na madrugada desta segunda-feira (08), aos 57 anos.
Miro foi uma importante liderança dos petroleiros na luta por saúde e segurança e afirmava que “o trabalhador conscientizado sobre seu local de trabalho se expõe menos aos riscos que ele apresenta”.
Como destaca o Sindipetro LP, ele “teve um importante papel na plataforma de Merluza enquanto atuava como dirigente sindical”. Graças ao seu empenho, conseguiu caracterizar benzeno na unidade. “Merluza foi a 1ª plataforma da Petrobrás cadastrada para manipulação de benzeno e suas misturas”, destaca a nota do Sindipetro LP.
Segundo o sindicato, Miro estava promovendo uma campanha de arrecadação para compra de uma prótese porque passou por uma amputação de perna o que reduziu sua mobilidade ao uso de cadeira de rodas. “Apesar do esforço da categoria em ajudar o companheiro, ele infelizmente não conseguiu concretizar o sonho já que morreu vítima de problemas pulmonares”, destaca a nota.
Os locais do velório e enterro ainda não foram divulgados pela família.
A diretoria da FUP manifesta seu pesar pela perda do companheiro, cujo legado permanecerá vivo e inspirando novas lutas da categoria.
Toda a nossa solidariedade aos familiares e amigos de Miro.
Miro, presente! Hoje e sempre!