FUP intensifica negociação com o setor privado

Devido ao intenso processo de negociação da FUP com as empresas do setor privado, a maioria das prestadoras de serviços já apresentou contrapropostas…





Imprensa da FUP

Devido ao intenso processo de negociação da FUP com as empresas do setor privado, a maioria das prestadoras de serviços já apresentou contrapropostas para os trabalhadores. Na última semana, a Federação reuniu-se com a BJ Service/Baker. Devido à fusão entre as duas empresas, a proposta apresentada foi uma possível prorrogação do atual Acordo Coletivo de Trabalho até o dia 30 de abril de 2011, para que seja criada uma pauta unificada para todos os trabalhadores da multinacional. A proposta ainda será avaliada pelos sindicatos.

As negociações com a Schlumberger e a Exterran também já foram iniciadas. As empresas comprometeram-se em apresentar uma contraproposta até o fim desta semana. A Halliburton é outra empresa que encontra-se em negociação com a FUP. Em reunião nesta sexta-feira, 10, com a empresa, a Federação buscará a conclusão do ACT.

O Grupo San Antonio, multinacional que controla a Prest e a Sotep, também apresentou uma contraproposta que já está sendo aprovada pelos trabalhadores das bases do Espírito Santo e Rio Grande do Norte. Na Bahia, os trabalhadores rejeitaram a proposta e entraram em greve na última terça-feira (07). Estão também em campanha os trabalhadores da BCH, Drillfor, ETX, Empercom, Q&B, National Oilwell Varco, entre outras empresas.

A FUP e seus sindicatos estão intensificando a pressão junto às empresas para que todos os acordos possam ser concluídos até o final deste mês. Os trabalhadores do setor privado reivindicam 5,16% de reajuste salarial (ICV/Dieese acumulado entre setembro de 2009 e agosto de 2010), 10% de ganho real, regramento de regimes e jornadas, melhores condições de segurança, criação de novos postos de trabalho para evitar excesso de horas extras e supressão de folgas, melhoria nos planos de saúde e odontológicos, auxílios educacionais, previdência complementar, entre outras reivindicações