FUP inicia reunião itinerante em ato com trabalhadores da Repar e Fafen-PR

ato repar capa

img 0407

Na manhã desta quarta-feira, 06, a direção da FUP, junto ao Sindipetro PR/SC e Sindiquímica PR, promoveu um ato político na Repar, para relembrar a categoria sobre importância da passagem dos 20 anos da greve dos petroleiros de 1995. Além deste momento simbólico, o ato também teve o objetivo de apresentar a nova direção da Federação, eleita em agosto de 2014, à base dos petroleiros desta região. O coordenador geral da FUP, José Maria Rangel, iniciou a atividade que os trabalhadores conhecem como setorial, com uma espécie de debate sobre a atual conjuntura política e econômica do país e conclamando aos petroleiros e petroleiras que se unam para defender a Petrobrás e os interesses da classe trabalhadora como um todo. A participação dos trabalhadores da Repar e da Fafen-PR foi extremamente significativa para a primeira da série de reuniões itinerantes que a FUP realizará no decorrer deste ano em outras cidades do Brasil.

ato repar trabalhadores

 

“A primeira reunião itinerante da FUP está sendo aqui no Paraná, devido à luta dos nossos companheiros da Fafen pelo processo de incorporação da umidade. Processo que vem se arrastando há algum tempo e, por isso, a nossa presença aqui reforça o compromisso da Federação com a luta pela incorporação da Fafen- PR. Também quero aproveitar para dizer que o que acontece hoje no estado do Paraná, é o retrato fiel do que nós estamos vivendo a nível nacional. O que foi feito com os professores, nada mais é do que a criminalização dos movimentos sociais, que também vem acontecendo pelo Brasil afora. Na luta que tivemos para barrar o PL 4330, também vimos a forma como nós, sindicalistas, fomos tratados em Brasília: à base de cassetete, de bala, ou seja, o mesmo tratamento que os professores tiveram aqui no Paraná. Enganam-se aqueles que acham que estes ataques são somente ao Partido dos Trabalhadores, pois saibam que esses ataques são destinados a todos os que vestem a camisa vermelha. Eles querem nos dizimar, eles não aceitam de maneira alguma, o fato de nós, durante 12 anos, obviamente com algumas ressalvas,  termos mudado a cara do nosso país. Que se tornou um país com mais oportunidade, menos injustiça, onde mais de 40 milhões de pessoas saíram da linha de extrema pobreza.

 

O que está acontecendo agora é idêntico ao que vivemos em 1995, durante a histórica greve dos petroleiros em 1995, quando fomos atacados por militares e tivemos de sobreviver graças à solidariedade operária. Na época, se não tivéssemos lutado, poderíamos ter servido de exemplo do fim do movimento sindical, porque essa era a intenção do governo FHC: acabar com o movimento sindical petroleiro. Então, agora gente tem que encarar esse momento do nosso país como uma luta de classe, exatamente como foi em 1995. Temos que mostrar a todo o momento à sociedade, porque números não nos faltam. Hoje, uma parcela significativa da população é bombardeada com informações falsas que a mídia dissemina diariamente. Então, outra coisa que quero dizer a vocês, é que nós não podemos ter vergonha de trabalhar na Petrobrás, como a mídia tenta nos passar. Nós não roubamos a Petrobrás como meia dúzia de corruptos, que devem ser presos e punidos. Nós temos que estufar o peito, levantar a cabeça e dizer: a empresa que nós construímos é a Petrobrás de resultados. E hoje, grande exemplo disso, é que mesmo debaixo de todo o desfalque que fizeram com a nossa empresa, nós vamos receber a nossa participação nos resultados. Nós aumentamos produção e capacidade de refino, nós vamos receber prêmios por conta da tecnologia que explora o pré-sal e, ainda contribuímos para uma parcela significativa do PIB desse país. Essa é a nossa Petrobrás, essa é a empresa que cada trabalhador próprio e terceirizado tem de ter orgulho de fazer parte”, afirmou José Maria aos trabalhadores próprios e terceirizados da Repar e da Fafen-PR.

 

A base do Paraná foi a primeira escolhida para sediar as reuniões itinerantes que a FUP realizará pelo país afora, unificando forças com os movimentos sociais, em plenárias, atos públicos e debates que serão realizados em cada região que sediar os encontros da entidade. A Federação permanecerá reunida em Curitiba até sexta-feira, 08. 

 

Fonte: FUP