FUP garante extensão da PLR para trabalhadores de termelétricas da Petrobrás

A FUP concluiu o processo de negociação com a Diretoria de Gás e Energia da Petrobrás…




Imprensa da FUP

A FUP concluiu o processo de negociação com a Diretoria de Gás e Energia da Petrobrás, através do qual vinha buscando a extensão do acordo da PLR 2008 para os trabalhadores das termelétricas que compõem o Sistema Petrobrás. O acordo garantiu para os 192 trabalhadores das oito termelétricas que têm controle acionário integral da Petrobrás as mesmas conquistas obtidas pela categoria petroleira, após a greve de março.

A PLR será paga no final do mês, como Gratificação de Desempenho Operacional (GDO), garantindo, assim, mais uma importantíssima vitória da FUP na consolidação da igualdade de direitos para todos os trabalhadores do Sistema Petrobrás.

Este ano, a Federação e os sindicatos garantiram a extensão do Acordo Coletivo para os petroleiros da Transportadora Brasileira Gasoduto Bolívia-Brasil (TBG), subsidiária da Petrobrás que tem mais de 40% de suas ações com o setor privado.  Os trabalhadores da TBG conquistaram os mesmos acordos pactuados pela FUP em relação às PLRs 2007 e 2008, além da extensão das cláusulas econômicas e sociais do ACT.

No caso das termelétricas, os trabalhadores são, em sua grande maioria, representados pelos sindicatos de eletricitários. A FUP intercedeu junto à Diretoria de Gás e Energia, cobrando a extensão do pagamento da PLR para eles, pois eram os únicos no Sistema Petrobrás que não faziam jus a este direito. O acordo foi celebrado na segunda-feira, 14, na sede da Petrobrás, com a presença da diretora Maria das Graças Foster e de dirigentes da FUP e da FNU/CUT (Federação Nacional dos Urbanitários).

Regramento das PLRs futuras: reunião é adiada para dia 22

A reunião da Comissão de Negociação do regramento da PLR do Sistema Petrobrás, que estava agendada para o dia 11 de setembro, foi adiada para o próximo dia 22. Durante a última rodada de negociação, ocorrida no dia 03/09, os representantes da empresa e da FUP deram continuidade à discussão dos indicadores que serão utilizados para definição das metas. A Comissão também retomou a negociação da proposta apresentada pela Petrobrás para critérios e parâmetros e cobrou que a empresa apresente sua proposta para a forma de distribuição da PLR.

A proposta que for construída nesta mesa de negociação será encaminhada à categoria para avaliação. Acesse na página da FUP a íntegra do modelo de regramento, que foi aprovado pela categoria no ano passado e que está servindo de base nesta negociação com a Petrobrás.