FUP faz prestação de contas da campanha por uma nova lei do petróleo

Ao aprovar nas assembléias do ano passado o desconto assistencial para as campanhas…

Imprensa da FUP

Ao aprovar nas assembléias do ano passado o desconto assistencial para as campanhas regionais e nacional por uma nova lei do petróleo, os petroleiros permitiram a realização de diversas atividades que foram fundamentais para mobilizar a sociedade e pautar os movimentos sociais sobre a importância desta luta. A Secretaria de Administração e Finanças da FUP divulga o balanço contábil da campanha nacional por uma nova lei do petróleo, com os valores arrecadados e gastos pela Federação, entre outubro de 2008 e junho de 2009. Clique aqui para baixar a tabela. O objetivo é prestar contas aos trabalhadores de como a entidade tem utilizado e investido as contribuições assistenciais aprovadas nas assembléias com a finalidade de subsidiar esta luta histórica da categoria em defesa da soberania nacional.

Neste período, foram utilizados R$ 453.487,85 do total de R$ 583.229,52 em descontos assistenciais repassados à FUP pelos sindicatos.  Estes recursos foram investidos em campanhas de mídia, seminários, atividades de coleta de assinaturas, atos políticos e manifestações pelo país afora, envolvendo a sociedade na luta contra os leilões de petróleo, em defesa da Petrobrás 100% estatal e pública e por uma nova lei que garanta o controle estatal das nossas reservas e a destinação social desta riqueza. A FUP editou e produziu cartilhas, folders, banners, faixas, cartazes, adesivos e vários outros materiais de divulgação da campanha que foram distribuídos em seminários, atos e manifestações em várias capitais e municípios do país.

Além de realizar e apoiar atividades de massa, como a manifestação que reuniu este ano mais de cinco mil pessoas no abraço à Petrobrás no Rio de Janeiro, a ocupação do Congresso Nacional e passeatas em Natal, Manaus, Fortaleza, Recife, São Paulo, Salvador, Vitória, Curitiba, Brasília, entre outros municípios, a FUP também vem participando de seminários e debates, defendendo as propostas da categoria petroleira para uma nova lei do petróleo. A Federação tem ainda construído propostas em coletivos nacionais, como a Coordenação dos Movimentos Sociais, as centrais sindicais e o fórum “O petróleo tem que ser nosso”. Soma-se a isso a busca por apoios institucionais como o da ABI, OAB, CNBB, entre outras entidades importantes na construção de uma luta coletiva e de massas, como ocorreu nas décadas de 40 e 50, durante a campanha “O petróleo é nosso”.

Acompanhe as atividades realizadas e apoiadas pela FUP.