FUP e Sindipetro AM mobilizam-se contra tentativa de sucateamento da Reman

Nesta segunda-feira, 07, os dirigentes do Sindipetro-AM reuniram-se na sede do sindicato…











Com informações do  Sindipetro-AM

 

Nesta segunda-feira, 07, os dirigentes do Sindipetro-AM reuniram-se na sede do sindicato, com alguns parlamentares e representantes de diversos sindicatos, de movimentos estudantis e populares da região  do Amazonas, para debater e propor ações que garantam investimentos para  a modernização da REMAN.

 

Atualmente, a REMAN emprega 380 trabalhadores próprios. Em sua obra de modernização, foi previsto a geração de até oito mil novos empregos, diretos e indiretos, para os próximos cinco anos. Além disso, o falta de investimentos  implicará  em uma perda de arrecadação adicional de tributos federais, estaduais e municipais, no valor de aproximadamente R$ 200 milhões, que seriam gerados durante o período de realização das obras de expansão  da REMAN.

 

Considerando que este projeto representa apenas cerca de 0,867% (US$674 milhões) da atual carteira de investimentos da Petrobrás no segmento de Abastecimento, esta decisão só trará malefícios à região Norte do país,  principalmente, ao Estado do Amazonas e  à sua capital Manaus.

 

O passo seguinte, isto é, não havendo as obras de modernização da REMAN, é transformar esta importante fonte de desenvolvimento da região Norte em um terminal, implicando em queda acentuada da arrecadação local e perda de cerca de 300 empregos diretos.

 

Diante deste quadro, o SINDIPETRO/AM juntamente com os atores sociais representados nesta reunião decidiu criar calendário de mobilizações que culminará com a visita do presidente Lula, agendada para o próximo dia 16.06.10.