FUP e sindicatos realizam Seminário Nacional dos Aposentados e Pensionistas

O evento será nos dias 14 e 15 de agosto, em local ainda a ser confirmado pela FUP…





Imprensa da FUP

Nos dias 14 e 15 de agosto, a FUP e seus sindicatos filiados realizarão o Seminário Nacional dos Aposentados e Pensionistas. O local do evento ainda será definido pelos organizadores, que também confirmarão os nomes dos palestrantes.

A realização do seminário foi uma das deliberações da II Plenafup, que tem como objetivo debater a importância dos aposentados e pensionistas para a organização sindical petroleira.

É esperada a participação de 75 aposentados e pensionistas, das bases sindicais e oposições reconhecidas da FUP. Os delegados debaterão temas relacionados aos problemas da AMS, pendências da Petros, o relacionamento com as Associações de Aposentados do setor petróleo, as Federações Estaduais (como a COBAP – Confederação Brasileira de Aposentados e Pensionistas), entre outras organizações de aposentados e pensionistas.

Painéis e Palestrantes:

Painel 1:

A importância e o papel das Organizações Nacionais dos Aposentados e Pensionistas.

Palestrantes: Presidentes da Cobap, do Sintap-CUT e do Sindicato Nacional dos Aposentados e Pensionistas da Força Sindical.

Painel 2:

A legislação dos Planos de Saúde Suplementar, seus impactos no Programa da AMS e a participação dos trabalhadores na sua gestão.

Palestrantes: Representante da ANS, Gerente do RH-AMS e a assessoria atuarial da FUP.

Painel 3:

Experiências do movimento sindical petroleiro e outras categorias na implementação de políticas sociais junto a esse segmento.

Palestrantes: Representante do Sindipetro-NF, do Sindipetro-RN e representante de outros sindicatos que tenham experiência em desenvolver políticas especificas para os aposentados e pensionistas.

Painel 4:

Políticas públicas para os aposentados e pensionistas (lazer, cultura, assistência social).

Palestrantes: Representantes dos Orgãos Públicos (Ministérios e Secretarias Estaduais de Saúde, Turismo, etc.).