FUP e sindicatos participam de mobilização em Brasília, nesta quarta, contra a 11ª rodada

A luta pela terra, contra os leilões de petróleo e a privatização dos recursos naturais se somará à agenda dos trabalhadores do campo e da cidade…





Imprensa da FUP

Nesta quarta-feira, 24, a FUP e seus sindicatos voltam às ruas junto com as centrais sindicais e os movimentos sociais para impedir a continuidade dos leilões de concessão de petróleo e gás. A mobilização será realizada em Brasília, para pressionar o governo a não realizar a 11ª Rodada de Licitação, que está sendo cobrada pela ANP e pelo CNPE, mas que depende de decisão da presidenta Dilma Rousseff. Atendendo à convocatória da FUP, os sindicatos estão organizando caravanas para o ato unificado, que pretende levar centenas de militantes à Esplanada dos Ministérios.

A manifestação faz parte da Jornada Nacional de Luta por Reforma Agrária, organizada pela Via Campesina, cujas principais atividades serão realizadas em Brasília, entre os dias 23 e 25 de agosto. Além dos movimentos que integram a Via Campesina, como MST e MAB, o ato unificado no dia 24 contará com a participação da CUT, Assembléia Popular, Coordenação dos Movimentos Sociais (CMS), entre outras entidades populares e centrais sindicais. A luta pela terra, contra os leilões de petróleo e a privatização dos recursos naturais se somará à agenda dos trabalhadores do campo e da cidade, como reforma agrária e combate ao uso dos agrotóxicos, redução da jornada de trabalho sem redução de salários, ganhos reais, combate à precarização do trabalho terceirizado, geração de mais e melhores empregos, com respeito aos direitos trabalhistas, entre outras reivindicações que estão na ordem do dia da classe trabalhadora.