FUP e sindicatos debatem formação política sindical

Nesta quinta-feira, 27, foi realizado o primeiro Encontro Nacional de Formação Política e Sindical da FUP…











Imprensa da FUP

Nesta quinta-feira, 27, foi realizado o primeiro Encontro Nacional de Formação Política e Sindical da FUP. O evento teve a participação dos diretores da secretaria, Daniel Samarate e Ester Bárbara, além do professor do Núcleo de Formação Política da CUT-RJ, Helder Molina, da representante do Sindicato dos Professores de Minas Gerais e da CTB, Celina Alves, e do Coordenador do Sindipetro Unificado de São Paulo e integrante do Programa Formaquim (Formação Sindical para dirigentes e Militantes Sindicais do Ramo Químico da CUT), Itamar Sanches.

Os palestrantes explicaram como são ministrados os cursos de formação política e sindical, de negociação coletiva e de SMS. Eles destacaram que os cursos são direcionados aos dirigentes, jovens e mulheres militantes que atuam no movimento sindical.

“Após a participação nestes cursos, constatamos que uma significativa parcela dos alunos passa a atuar em vários fóruns de organização sindical, como CIPAS e Comissões de Fábrica”, afirmou Itamar Sanches, na apresentação dos cursos do Programa Formaquim.

As Secretarias de Formação dos sindicatos filiados à Federação debateram novas estratégias de capacitação política dos dirigentes sindicais e o desenvolvimento de uma rede de comunicação que possibilite maior inserção e aproveitamento dos trabalhadores nos cursos de formação da CUT, CNQ e CTB. Uma das deliberações do Encontro foi a organização de um Seminário Nacional de Formação da FUP.

As resoluções do Encontro serão encaminhadas à II Plenária Nacional da FUP, que será realizada em Brasília, entre os dias 03 e 05 de junho.