A FUP e seus sindicatos, entre eles o Sindipetro-NF, tem mantido entendimentos com entidades representativas dos Alpinistas Industriais (Irata) e dos Inspetores de Equipamentos que somam esforços na luta pelo reconhecimento destas profissões.
Na última sexta-feira (02/06), o diretor do Sindipetro-NF, Alessandro Trindade, representou os petroleiros em reunião de sindicalistas com o deputado federal do Psol-RJ, Glauber Braga, sobre o tema.
“Esse é um debate muito importante, acerca da valorização destes trabalhadores que hoje são fundamentais na indústria petroquímica, na indústria offshore e todo segmento da área industrial naval. Há todo um estudo já detalhado, feito em parceria com a FUP, e nós acreditamos que é possível avançar na questão do reconhecimento”, afirma Trindade.
Os sindicatos atuam na construção de um projeto de lei que estabeleça a regulamentação das profissões e crie um piso salarial para a categoria. As entidades denunciam que há uma grande defasagem nas remunerações, em razão dos impactos nocivos da Lava Jato sobre o setor industrial.
O deputado Glauber Braga se comprometeu a defender estas pautas na Camada Federal em Brasília, colocando à disposição toda a bancada do Psol. O parlamentar recebeu, de Trindade, o jaleco laranja que simboliza as lutas da categoria petroleira.
A reunião foi articulada pelo Sinditac (Sindicato dos Trabalhadores de Acesso por Cordas e Inspetores Certificados) e pela Coteibras (Cooperativa dos Trabalhadores Especialistas de Inspeção do Brasil).
[Da imprensa do Sindipetro NF, com edição da FUP]