FUP e seus sindicatos lutam em defesa da Petrobrás e contra o PLS-131

 

A FUP e seus sindicatos estão desde o inicio da semana atuando junto a parlamentares no Senado na tentativa de barrar o PLS 131, através de mobilizações em conjunto com o Comitê de Defesa das Estatais e em reuniões de lideranças no Congresso Nacional.

A posição da FUP foi reafirmada mais uma vez com atenção voltada para os malefícios que o PLS 131 traz para o Brasil. O projeto significa a retirada da Petrobrás da operação única e da garantia de participação de no mínimo 30% de atuação nos campos do Pré-Sal.

Outros pontos foram levantados por meio das propostas dos trabalhadores, representados pela FUP: que não haja venda de ativos, que seja feita revisão da Cessão Onerosa, equacionamento da dívida da Eletrobrás, utilização das reservas internacionais brasileiras e alongamento e nacionalização da dívida.

Os prejuízos à sociedade com a redução dos investimentos da empresa como redução das atividades terrestres tem impacto no PIB e na geração de emprego e renda.

Hoje, acompanhados por Lindbergh e alguns outros senadores representantes da FUP tentam  argumentar pelo voto contrário ao PLS 131 e buscam assinaturas pela retirada da urgência, o requerimento já conta com 31 assinaturas.

Todos contra o PLS 131!

“A Petrobrás tem condições de operar o Pré-Sal”, afirma Senador Roberto Requião

“A Petrobras tem condições de bancar o pré-sal e operar os 30% com seu equipamento, sem nenhum problema”, afirmou o senador Roberto Requião (PMDB/PR), em discurso terça (23/02), à noite no plenário do Senado, ao se posicionar contra a manutenção do regime de urgência para o PLS 131.

Mas, por33 votos a 31, o Senado aprovou manter a urgência na tramitação do PL projeto de autoria do senador José Serra (PSDB-SP).

“Se entregarem o pré-sal, a Petrobras está falida”, afirmou Requião.  “Essas empresas (que ficariam com a exploração) não vão investir. As petroleiras estão em dificuldades. O que eles pretendem é se apropriar da tecnologia de águas profundas e estrategicamente manter o controle absoluto de fornecimento de petróleo”, destacou.

6 motivos para barrar o projeto de Serra

1. Este é o pior momento para se vender uma grande reserva de petróleo extraído a baixo custo.

2. Sem o Pré-Sal a Petrobrás entraria em falência.

3. A Petrobrás é fundamental para a segurança estratégica do Brasil.

4. O desemprego avança no país. A Petrobrás e suas operações no Pré-Sal são de extrema importância para a retomada do desenvolvimento e para combater o desemprego.

5. A Petrobrás e o Brasil devem reservar-se o direito de propriedade, exploração e de conteúdo nacional sobre o Pré-Sal, porque foram conquistas exclusivamente brasileiras após décadas de pesado esforço tecnológico, político e humano.

6. O projeto Serra, que já era inconveniente e anti-nacional, com os baixos preços do petróleo passou a ser lesivo, um crime contra a pátria.

Fonte: FUP com informações do blog Vi o Mundo