FUP e Instituto Paulo Freire rebatem acusação mentirosa do Sindipetro-RJ

FUP

Na edição 1247 do boletim Surgente, que circulou no dia 06 de janeiro de 2014, o Sindipetro-RJ publicou no Editorial da página 02 uma série de acusações inverídicas e caluniosas a respeito da FUP, contra as quais serão tomadas as devidas medidas legais para que sejam reparadas. Uma das mais graves mentiras veiculadas no texto é a que especula sobre a possibilidade da FUP financiar suas campanhas com o dinheiro do MOVA-Brasil, projeto  de alfabetização de jovens e adultos que o Sindipetro-RJ trata de forma leviana como ONG. O editorial vai além e "nomeia" caluniosamente o diretor da FUP, José Genivaldo Silva, como presidente desta ONG fictícia criada pelo Sindipetro-RJ.

Vamos, então, aos fatos:

  • O MOVA-Brasil é uma parceria entre a FUP, Petrobrás e Instituto Paulo Freire, estabelecida em 2004, para dar continuidade ao projeto que o educador Paulo Freire criou em 1989, em articulação com os movimentos  populares, para alfabetização de jovens e adultos.
  • A Petrobrás é responsável pelos investimentos sociais;  o Instituto Paulo Freire é responsável pela gestão pedagógica administrativa e financeira do projeto e a FUP  é responsável pela articulação social, mobilizando as parcerias nos estados.
  • O Projeto MOVA-Brasil não é uma ONG e não possui personalidade jurídica própria. José Genivaldo Silva é diretor financeiro da FUP e não do MOVA-Brasil. Toda a gestão financeira e administrativa do projeto não é de responsabilidade da FUP, e sim, do Instituto Paulo Freire, a partir das diretrizes de um Comitê Gestor, do qual a FUP também é membro, mas não possui qualquer gerência financeira sobre os recursos.
  • Ao longo dos 10 anos de existência do MOVA-Brasil, 211.455 jovens e adultos foram alfabetizados em dez estados do país, através de 9.162 turmas articuladas em 1.542 municípios. Um projeto de inclusão social e construção da cidadania participativa, que  envolveu ao longo desses dez anos de existência 10.956 profissionais.
  • O MOVA-Brasil tem como finalidade promover a dignidade humana, por meio de um curso de alfabetização que melhore as condições de participação cidadã, de trabalho e de geração de renda, garantindo aos indivíduos e às comunidades a oportunidade de reconstruírem seu destino e de conquistarem o direito à cidadania plena e participativa. Tem contribuído com a transformação da realidade de comunidades e de pessoas, tais como: quilombolas e indígenas, grupos de pequenos agricultores e produtores rurais, salineiros, pescadores e marisqueiras, ciganos, grupos de artesãos, comunidades de terreiros, grupos de catadores de resíduos sólidos, moradores de favelas e ocupações urbanas, acampados e assentados da reforma agrária, pessoas privadas de liberdades, adolescentes e jovens que cumprem medidas socioeducativas, dentre outros.
  • O reconhecido Instituto Paulo Freire (IPF) é responsável pela formação dos monitores, alfabetização e avaliação inicial e processual dos educandos, com base nos princípios filosóficos de Paulo Freire (1921-1997), declarado patrono da educação brasileira em 2012. 
  • A FUP se orgulha muito de fazer parte deste importante projeto que é o MOVA-Brasil, através do qual as lideranças sindicais dos petroleiros, de norte a sul do país, têm contribuído para alterar a realidade brasileira, levando cidadania e inclusão social a milhares de famílias de regiões marginalizadas, como o semi-árido, localidades ribeirinhas, periferias das regiões metropolitanas e presídios. Para a FUP e seus sindicatos, o MOVA-Brasil tem sido uma grande oportunidade de avançarmos na construção de um país com menos desigualdades, ajudando na formação de cidadãos com consciência crítica.

Para saber mais sobre o MOVA-Brasil acesse www.movabrasil.org.br