FUP e FNP debatem campanha reivindicatória e calendário conjunto de lutas

Arte: FNP

Federações continuam processo iniciado em 2022, que tem como objetivo fortalecer a luta da categoria na negociação do Acordo Coletivo de Trabalho  com o Sistema Petrobrás

[Nota aos trabalhadores]

Com o objetivo de fortalecer a categoria petroleira durante a campanha reivindicatória e nas negociações com o Sistema Petrobrás, a Federação Única dos Petroleiros (FUP) e a Federação Nacional dos Petroleiros (FNP) retomaram acordos alcançados nos diálogos desenvolvidos em 2022.

A proposta de mesa única de negociação com a gestão da empresa não foi consensual entre as federações, porém foi acordada a instalação de um comitê para debater a campanha reivindicatória, o calendário de lutas e construir uma estratégia vitoriosa para o ACT.

O diálogo entre as duas federações têm se intensificado nos últimos tempos, com importantes ações conjuntas contra as privatizações, em defesa da Petros, na realização do Encontro Nacional das Mulheres Petroleiras, entre outras lutas em defesa da categoria.

Outro ponto de trabalho conjunto de vital importância é a construção da Chapa unitária “Unidade pelo futuro da Petros”, que tem por base a cobrança das dívidas pela Petrobrás, sem qualquer concessão a migrações para planos CD, que tenta recuperar o fundo de pensão da categoria para os trabalhadores e trabalhadoras na eleição que ocorre entre os dias 25 de setembro e 9 de outubro.

Além da articulação política, o acordo das entidades abrange reuniões entre as entidades após as reuniões com a Petrobrás e subsidiárias, o registro dos encontros em atas e a produção e divulgação conjunta de materiais de divulgação.

Foram aprovadas duas ações concretas que serão implementadas nos próximos dias. Uma delas é a campanha unificada de conscientização em razão do setembro amarelo, mês de prevenção do suicídio, uma pauta muito cara à categoria e que preocupa as duas federações.

A outra é a construção de ações unificadas e independentes das entidades de classe e dos movimentos sociais alusivas aos 70 anos da Petrobrás, que se completam no próximo dia 3 de outubro. Ambas Federações apostam que o diálogo fortalecerá a capacidade de negociação da categoria petroleira e representará mais direitos para os trabalhadores e trabalhadoras.

Representação sindical no Amazonas

Frente às divergências relativas ao processo judicial pela representação da categoria no Amazonas, ficou acordado que será realizado esforço para agendamento de uma reunião entre as entidades para tratar dessa questão.