FUP e CNQ debatem monopólio da Brasken no setor petroquímico

Os sindicalistas debateram os desafios da indústria petroquímica após a aquisição da empresa Quattor pela Braskem…

 

Com informações da CNQ/CUT

Dirigentes da FUP reuniram-se nesta terça-feira, 23/02, em São Paulo, com o Grupo de Trabalho do Setor Petroquímico da Confederação Nacional do Ramo Químico (CNQ-CUT). Os sindicalistas debateram os desafios da indústria petroquímica após a aquisição da empresa Quattor pela Braskem e as conseqüências que o monopólio privado do setor poderá trazer para a sociedade e também para os trabalhadores.

Além de representantes da CNQ e da FUP, participaram também do encontro dirigentes do Sindicato dos Químicos e Petroleiros da Bahia, Sindicato dos Químicos do ABC, Sindipolo-RS, Sindicato dos Petroquímicos de Duque de Caxias (RJ) e da Oposição Petroleira da Alagoas e Sergipe.

Depois de intensos debates, ficou definido que será atualizado com novos dados um documento anterior produzido pelo GT sobre o setor petroquímico. Este documento será encaminhado aos participantes e discutido pela direção da CNQ, que se reúne em São Paulo nos dias 3, 4 e 5 de março.

Serão ainda produzidos boletins nas bases petroquímicas, em solidariedade à luta dos trabalhadores da Braskem Unidade Rio Grande do Sul, cujo acordo salarial terminou em outubro de 2009 e, até o momento, ainda não conseguiu fechar um novo acordo, por conta da postura da empresa que insiste em retirar direitos e rebaixar salários.

Isso será um primeiro passo para reorganização das lutas dos trabalhadores na busca da unificação nacional. Outra iniciativa será a de rearticular as ações das redes de trabalhadores do setor petroquímico de forma unificada em torno de pontos comuns, como defesa de direitos, Fundos de Pensão, entre outros.

Ficou ainda definido que a CNQ irá marcar audiências com representantes da Petrobrás, do BNDES e do Governo Federal para apresentar o documento sobre as preocupações dos trabalhadores com as mudanças no setor petroquímico, além de audiências públicas no Senado e na Câmara Federal.