FUP e CartaCapital unem-se na defesa da Petrobrás

Assinando a revista Carta Capital, petroleiros e petroleiras e a sociedade em geral, podem ajudar à Federação Única dos Petroleiros (FUP) na luta em defesa da Petrobrás pública.

Neste momento em que a Petrobras sofre o maior desmonte da sua história, com a empresa sendo privatizada aos pedaços, é fundamental contarmos com um jornalismo destemido, crítico e comprometido com os interesses do povo brasileiro. É com essa premissa que CartaCapital e a Federação Única dos Petroleiros (FUP) se unem nesta campanha. Nosso projeto visa oferecer semanalmente o jornalismo tradicionalmente combativo e honesto da revista a preços acessíveis para os petroleiros e demais trabalhadores brasileiros. Parte dos valores pagos na assinatura de CartaCapital será revertida para a FUP, para que ela continue sua luta contra as privatizações e o desmonte da maior estatal brasileira. Assim, ao mesmo tempo que o jornalismo independente de CartaCapital mantém seu público informado, a partir da leitura clara, crítica e transparente dos acontecimentos mais significativos da atualidade, com colunistas plurais e um conteúdo rico e criativo, você também participa apoiando diretamente a FUP em sua luta em defesa da soberania nacional.

Para acessar ao benefício e assinar a revista, clique no seguinte link: https://bit.ly/34XhJjw

*Leia a íntegra do manifesto da campanha:

Desde a campanha O Petróleo É Nosso, que resultou na criação da Petrobras em 1953, a luta para que o País mantenha o controle sobre esse recurso tão precioso e estratégico vem atravessando várias gerações de brasileiros. É o que chamamos de defesa da soberania nacional, um esforço que marcou a história da nação ao longo de todas essas décadas, mas que os principais veículos da imprensa brasileira sempre boicotaram ou tentaram desqualificar. Foi assim nos anos 1990, quando a mídia apoiou abertamente a quebra do monopólio da Petrobras e o início do desmonte e da desnacionalização da empresa, defendendo o fechamento e a privatização de subsidiárias, as parcerias privadas e a venda de ações da empresa na Bolsa de Nova York.

Nos anos 2000, a chamada “grande imprensa” boicotou o fortalecimento da Petrobras e a política de conteúdo nacional, duvidou das potencialidades do pré-sal e colocou em xeque sua capacidade de explorar as maiores jazidas descobertas nesta última década. Durante a Operação Lava Jato, nem se fala. Os principais veículos da mídia comercial foram parceiros da campanha promovida pelo então juiz Sergio Moro, que resultou no desmonte da cadeia produtiva de óleo e gás do País, que quase destruiu a Petrobras e provocou a maior desindustrialização da nossa história, cujos efeitos serão sentidos por décadas. Hoje sabemos onde tudo isso desaguou.

O golpe de 2016 e a eleição de um governo de extrema-direita, gestado no ódio que a mídia alimentou, tiveram consequências devastadoras para o povo brasileiro, fragilizaram a democracia e as instituições nacionais. A imprensa tradicional foi coautora desse enredo. Muitos dos jornalistas que hoje confrontam o governo Bolsonaro, quando não foram coniventes com a campanha sórdida da Lava Jato, recusaram-se a apurar e investigar os fatos com imparcialidade e compromisso com a verdade factual, princípios fundamentais do ofício. Se podemos tirar uma lição de tudo isso, esta é a necessidade de termos uma mídia livre, independente, comprometida com o Estado Democrático de Direito e com a defesa da soberania nacional. CartaCapital sempre se pautou por esses valores e foi uma das raras exceções na cobertura dos fatos que marcaram a história recente do País, questionando e denunciando os ataques contra a democracia e os interesses nacionais.

Neste momento em que a Petrobras sofre o maior desmonte da sua história, com a empresa sendo privatizada aos pedaços, é fundamental contarmos com um jornalismo destemido, crítico e comprometido com os interesses do povo brasileiro. É com essa premissa que CartaCapital e a Federação Única dos Petroleiros (FUP) se unem nesta campanha juntamente com VOCÊ, petroleiro e petroleira, por meio de assinaturas, em prol de uma cobertura crítica da realidade brasileira. Nosso projeto visa oferecer semanalmente o jornalismo tradicionalmente combativo e honesto da revista a preços acessíveis para os petroleiros e demais trabalhadores brasileiros. Parte dos valores pagos na assinatura de CartaCapital será revertida para a FUP, para que ela continue sua luta contra as privatizações e o desmonte da maior estatal brasileira. Assim, ao mesmo tempo que o jornalismo independente de CartaCapital mantém seu público informado, a partir da leitura clara, crítica e transparente dos acontecimentos mais significativos da atualidade, com colunistas plurais e um conteúdo rico e criativo, você também participa apoiando diretamente a FUP em sua luta em defesa da soberania nacional.

Aproveite este convite, pois, juntos, faremos a nossa voz ecoar bem mais distante, em mais uma justa luta em favor da manutenção dos verdadeiros interesses nacionais. O petróleo é um bem muito importante e deve continuar sendo um dos principais ativos da pauta econômica brasileira.