FUP divulga nota de apoio à greve dos trabalhadores da EBC

Nota de apoio da FUP à greve dos trabalhadores da EBC

Os Trabalhadores da Empresa Brasileira de Comunicação (EBC) estão em greve desde o dia 07, por melhores condições de trabalho e pelo fortalecimento do sistema público de comunicação. A decisão foi tomada pela categoria na maior assembleia da história da EBC e com ampla participação dos funcionários em todo o país.

 Os trabalhadores rejeitaram a proposta da direção da estatal e apresentou uma contraproposta no sentido de dar continuidade às negociações e de ver satisfeitas suas principais demandas. A resposta da EBC foi a ameaça em entrar com dissídio coletivo na Justiça, instrumento que em nada ajuda a resolução do conflito, que deve pautar-se pela autocomposição entre as partes, baseada no princípio da boa fé.

 A Federação Única dos Petroleiros FUP) entende que as reivindicações são justas – aumento salarial com ganho real; manutenção de direitos; e ampliação dos investimentos na empresa para prestar melhor serviço à população – e pede a reabertura da mesa de negociação, em busca da celebração de um Acordo.

 Para nós, a valorização dos trabalhadores e trabalhadoras que colocam no ar as emissoras de rádio e de TV do sistema público de comunicação, fortalecendo a democracia no país, deve ser premissa para o diálogo e base para a construção de um Acordo Coletivo.

 

Todo apoio à greve dos trabalhadores da EBC!

 

Rio de Janeiro, 11 de novembro de 2013