FUP discute próximos passos da negociação da PLR em live nesta terça

No programa Encontro com a categoria desta terça, 01/12, os diretores da FUP irão discutir os próximos passos da negociação da PLR com as empresas do Sistema Petrobrás. A live terá início às 19h, nos canais da FUP no Youtube e Facebook (veja abaixo).

Participam do Encontro, os diretores Cibele Vieira, Fernando Maia e Cláudio Nunes, que representam a FUP no Grupo de Trabalho que vem tratando da PLR com a Petrobrás e as subsidiárias. A mediação do debate será feita por Tadeu Porto, diretor de Comunicação da Federação.

Nova rodada de negociação começa quinta, 03/12

Após a rejeição massiva da proposta apresentada pela Petrobrás e subsidiárias com regras referentes à PLR de 2021 (com pagamento a ser feito em 2022), foi cobrada a retomada das negociações para buscar avanço nos principais pontos defendidos no GT. O RH da empresa agendou para quinta-feira, 03/12, uma nova reunião com a FUP.

Relembre como foram as reuniões anteriores

Nas sete reuniões anteriores do Grupo de Trabalho que discute a PLR, os representantes sindicais reforçaram que o regramento tem que atender a todos os trabalhadores do Sistema Petrobrás, independentemente da função que ocupe e da empresa em que atue. A FUP também cobrou que não haja impacto dos impairments (desvalorização de ativos) nos indicadores utilizados e que a PLR tenha um piso para que os resultados construídos coletivamente sejam distribuídos da forma mais igualitária possível entre os trabalhadores, sem o foco apenas na remuneração individual, como quer a gestão da empresa.

Outro ponto que a Federação deixou claro no GT foi que não pode haver redução de PLR por perseguições políticas e que o texto de penalidades deve deixar explícito que conflito de interesses é o que está previsto na lei, para que não haja distorção do conceito. Também foi cobrado que a Petrobrás volte a fazer o adiantamento da PLR no início do ano, como sempre foi praticado, e que o acordo do regramento tenha validade por dois anos, dando uma estabilidade para todos, assim como conquistamos no ACT.

Além disso, a FUP condenou a discrepância entre a política de remuneração dos acionistas, que receberão dividendos mesmo quando não houver lucro contábil, e a recusa da gestão da Petrobrás de manter o mesmo critério para os trabalhadores, como vigorava no antigo regramento da PLR.

Para assistir e participar do Encontro com a categoria, acesse os canais da FUP abaixo. A live começa às 19h e ficará gravada.

YOUTUBE | https://youtu.be/khz42aCU3Xg

FACEBOOK | https://www.facebook.com/fupetroleiros/posts/3644781492246185

[Imprensa da FUP]