FUP discute pendências do ACT em reunião com a Petrobrás

Leia as principais questões pautadas pela FUP…





Imprensa da FUP

No último dia 19, a FUP e seus sindicatos voltaram a se reunir com a Petrobrás na Comissão de Acompanhamento do Acordo Coletivo. Leia abaixo as principais questões pautadas pela FUP:

Fórum de SMS

Conquista do ACT, o Fórum de SMS tem sido discutido com a Gerência de RH a Petrobrás, mas ainda não tem data proposta para sua realização. A previsão é de que ocorra ainda neste semestre, só dependendo da agenda do presidente e da diretoria da empresa. A FUP já apresentou sua proposta de formatação e metodologia para realização do Fórum, que deverá contar com a participação de todos os gerentes executivos de SMS. O RH informou que encaminhará a FUP a metodologia proposta pela Petrobrás.

Fórum de responsabilidade social

A proposta é discutir a política e as diretrizes de responsabilidade social da Petrobrás e sua prática no dia-a-dia. O RH informou que a Gerência Executiva de Comunicação se comprometeu com a realização do fórum, tão logo tenha sua metodologia e formatação definidas.  

Estudos de efetivos

Ficou agendada para segunda-feira, 25, reunião da FUP e dos sindicatos com os representantes da Petrobrás que acompanham os estudos de efetivos na Repar e no Rio Grande do Norte. A reunião terá a participação da Gerência Executiva de Refino, que irá discutir o estudo que começa a ser realizado na Regap e avaliar com os trabalhadores os estudos concluídos e ainda em andamento.

PP-2 na Transpetro e TBG

A FUP tornou a cobrar agilidade na implementação do Plano Petros-2 para os trabalhadores da Transpetro e da TBG. A Transpetro informou que o plano aguarda somente o parecer final da Previc para ser implementado. A TBG informou que a subsidiária também já autorizou a implantação do PP-2, mas aguarda a conclusão dos trâmites legais de aprovação do plano junto aos órgãos do governo.

Fundo garantidor

A FUP voltou a cobrar da Petrobrás a implementação de mecanismos de proteção dos direitos dos trabalhadores terceirizados contra os calotes das empresas contratadas. O RH apresentará à FUP os instrumentos propostos pela empresa para excluir das licitações as empresas com histórico de dívidas trabalhistas e desrespeito aos direitos dos trabalhadores.