FUP dialoga com órgãos de fiscalização sobre combate à covid na Petrobrás

Foto: Secom Bahia.

A primeira reunião listou desafios e pautas conjuntas das entidades. Nesta terça-feira (27/04) ocorrerá um novo encontro 

A Federação Única dos Petroleiros (FUP), por meio da Secretaria de Saúde, esteve reunida com representantes do Departamento de Segurança e Saúde no Trabalho (DSST) do Ministério da Economia, da Subsecretaria de Inspeção do Trabalho (SIT) e da Confederação Nacional do Ramo Químico (CNRQ).

O encontro estabeleceu planos e estratégias para o devido acompanhamento e cobrança das ações a serem executadas pelas empresas do setor de óleo e gás, em especial a Petrobrás, no tocante às barreiras para contenção da COVID nos ambientes de trabalho e a realização das Paradas de Manutenção que estão em execução e programadas.

A reunião inicial aconteceu no dia 20 de abril, e nela se estabeleceram três encaminhamentos principais:

1 – Os Órgãos Governamentais de fiscalização continuarão a se reunirem com as Empresas, prática já em execução, para acompanharem de perto as ações executadas e apuração de denúncias referentes à questão.

2 – Os Órgãos Governamentais, por intermédio do DSST, proporão um fórum tripartite para apuração e acompanhamento frequente sobre questões referentes à COVID e a Paradas de Manutenção.

3 – Estabelecimento de uma agenda dos Órgãos Governamentais, aqui citados, com a FUP e Sindicatos para o estabelecimento de ações visando uma atuação conjunta frente às empresas, no tocante à proteção dos trabalhadores, diante da pandemia da COVID-19.

Raimundo Teles, da Secretaria de Saúde da FUP, expressou que reuniões como essa são muito importantes porque permitem “passar de forma coletiva para os órgãos de fiscalização quais são nossas preocupações, nossas cobranças e nossas demandas”.

A próxima reunião está marcada para terça-feira (27/04), das 10:30 às 12:30, e a pauta está integrada pelos seguintes pontos:

1 – Apresentação das ações sindicais referentes aos pedidos de postergação das Paradas de Manutenção.

2 – Pontos considerados críticos pelo movimento sindical e não atendidos pela Petrobrás, no que se refere ao combate à Pandemia. 

Os sindicatos estarão presentes na reunião, principalmente aqueles dos espaços de trabalho onde estão ocorrendo ou estão previstas paradas de manutenção.