FUP defende uma nova política de preço de combustíveis da Petrobras

Contra a atual política de preço dos combustíveis da Petrobras, o coordenador geral da FUP, Deyvid Bacelar, participou nesta quarta-feira (25) da audiência pública, na Câmara dos Deputados, sobre o Projeto de Lei 9187/2017, que altera a forma de reajuste da gasolina, do diesel e do gás de cozinha.

Durante a reunião, o coordenador geral da FUP fez questão de ressaltar como a atual política preço dos combustíveis é nociva para o cidadão brasileiro. “Essa política de preço prejudica o motorista de aplicativo e o cidadão brasileiro que tem o seu carro. É um verdadeiro assalto ao povo brasileiro. Quem se beneficia dessa política de preço é o acionista estrangeiro”, disse Bacelar.

A audiência pública foi realizada na Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços, por solicitação do deputado Zé Neto (PT-BA), relator da proposta e que em breve apresentará um substitutivo para análise da comissão. “Essa audiência teve o objetivo de ouvir a sociedade e entidades representativas ligadas ao consumidor, aos postos de combustíveis, às distribuidores e os trabalhadores da Petrobras, pois o deputado Zé Neto deverá apresentar um substitutivo com mudanças substancias para a política de preços dos combustíveis no Brasil”, afirmou Bacelar.

Como representante dos trabalhadores da Petrobras, Deyvid Bacelar, defendeu uma política de preço alternativa ao PPI, que leva em consideração os custos nacionais em Real, pois apenas 1/3 da produção do combustível tem custos em dólar. “Nós somos autossuficiente na produção de petróleo. O Brasil é o 10º maior produtor de petróleo no mundo e o 9º consumidor de petróleo no mundo. Possuímos refinarias com capacidade para produzir o combustível voltado para o mercado interno”, destacou Bacelar.

A proposta é conclusiva pelas comissões da Câmara e após análise da Comissão de Desenvolvimento Econômico, seguirá para as comissões de Minas e Energia e de Constituição e Justiça e de Cidadania.