FUP debate soberania energética em seminário sobre o pré-sal. Acompanhe ao vivo

Debates começam nesta quarta-feira, 23, no Hotel Jaraguá, em São Paulo. Participe, inscrevendo-se pela internet…





Imprensa da FUP

Na manhã desta terça-feira, 23, a FUP e seus sindicatos participam do seminário "Pré-sal e a nova lei do petróleo – desafios e possibilidades", realizado pela MGiora Comunicação e a Petrobrás, com apoio da Federação.

O objetivo é ampliar a discussão na sociedade sobre a legislação do setor petróleo e seus impactos na exploração e produção do pré-sal, envolvendo representantes dos trabalhadores, especialistas, técnicos do governo e acadêmicos. Os debates serão realizados em São Paulo, no Hotel Jaraguá, com participação da FUP, sindicatos e movimentos sociais.

Este é o segundo seminário sobre o pré-sal, realizado com apoio da FUP. O primeiro aconteceu em dezembro de 2008, também em São Paulo. Outros três seminários estão previstos para este ano e deverão ser realizados nos estados do Rio de Janeiro, Espírito Santo e Bahia.

O seminário será transmitido ao vivo pela internet, através do endereço: http://www.sigmaxsystems.com.br/WebCast/?x=14

Também é possível acompanhar a cobertura do debate pelo Twitter da FUP.

2º Seminário

“Pré-Sal e a Nova Lei do Petróleo – desafios e possibilidades”

Etapa 1 – São Paulo – 23 de junho de 2010

O Pré-Sal e os desafios econômicos e sociais do Brasil 

8 às 9 horas Credenciamento

8h30 às 9 horas – Welcome Coffee

9 às 9h15 – Abertura, com apresentação dos objetivos do evento e composição da mesa

9h15 – O Pré-Sal e os desafios econômicos do Brasil

Henrique Jäger – economista e assessor da subseção do DIEESE da Federação Única dos Petroleiros. Mestre em Teoria Econômica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e Membro do Conselho de Administração do Banco do Brasil

Maurício Tolmasquim – é presidente da Empresa de Pesquisa Energética. Engenheiro e economista, é mestre em planejamento energético pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e doutor em desenvolvimento socioeconômico pela École des hautes études en sciences sociales (EHESS) da França. É professor associado licenciado da COPPE/UFRJ. Foi secretário executivo e ministro interino de Minas e Energia, onde coordenou o grupo de trabalho que elaborou o novo modelo do setor elétrico.

(Mediação – jornalista Luís Nassif)

10 às 10h30 – Debate e respostas de perguntas do público

10h30 às 10h45 – Coffee Break

10h45 – O Pré-Sal e os desafios sociais do Brasil

Frederico Lisboa Romão – doutor em Ciências Sociais pela UNICAMP e técnico de operação da Petrobrás. Mestre em Sociologia pela Universidade Federal de Sergipe – UFS (2004). Graduado em Química Industrial pela UFS (1988). Secretario Municipal de Participação Popular da Prefeitura de Aracaju – SE (2004/2005). É funcionário da Petrobras desde 1986 e Professor da Universidade Federal de Sergipe

João Antonio de Moraes – coordenador geral da Federação Única dos Petroleiros

Igor Fuser – professor de jornalismo, doutorando em Ciências Sociais e autor do livro Petróleo e Poder: o envolvimento dos Estados Unidos no Golfo Pérsico (2008, que analisa os interesses econômicos e energéticos dos Estados Unidos na região do Oriente Médio.

(Mediação – jornalista Luís Nassif ou Mauro Santayana)

12 às 12h30 – Debate e respostas de perguntas do público

12h30 às 13 horas – Considerações finais dos palestrantes e Encerramento

13 horas – Almoço