FUP debate lei do petróleo com representante da Federação dos Petroleiros da Noruega

Nesta segunda-feira, 08, a direção da FUP se reuniu com o dirigente da Federação…







Imprensa da FUP

Nesta segunda-feira, 08, a direção da FUP se reuniu com o dirigente da Federação dos Petroleiros da Noruega e ex- representante dos trabalhadores no Conselho de Administração da Statoil (empresa estatal de petróleo), Stein Bredal, para debater o modelo de exploração e distribuição do petróleo na Noruega e expor a atual legislação do setor petrolífero e a situação dos petroleiros no Brasil.

Durante a conversa, os representantes da FUP citaram os principais pontos da proposta dos trabalhadores e movimentos sociais para a nova lei do petróleo. Os sindicalistas brasileiros destacaram que, assim como na Noruega, o fundo social soberano que garante a destinação das riquezas do pré-sal para a educação, saúde, reforma agrária e outras políticas sociais, também faz parte do Projeto de Lei dos trabalhadores que tramita na Câmara e no Senado. Além disso, questões sobre relações trabalhistas, condições salariais, seguridade e previdência dos petroleiros também foram debatidas na reunião.

O encontro também serviu para esclarecer algumas questões relacionadas ao Conselho Ético de Fiscalização, que administra a destinação de 4% dos recursos do Fundo Social da Noruega, que é composto por 78% dos lucros, pagos pelas empresas exploradoras de petróleo e gás do país.

A FUP está agendando com os representantes da Federação dos Petroleiros da Noruega, uma visita ao país, para conhecer de perto o funcionamento do fundo e também para debater as legislações vigentes de ambos os países.