FUP dá continuidade à luta pela vida em reunião com a Petrobrás nesta segunda

Grupo paritário se reunirá pela primeira vez para dar continuidade às propostas discutidas no Fórum Nacional de SMS





 Imprensa da FUP

Com três meses de atraso, a Petrobrás finalmente apresentou os nomes dos seus representantes para o Grupo de Trabalho Paritário que reunirar-se pela primeira vez nesta segunda-feira, 19, a partir das 09 horas, na sede da empresa. O Grupo dará desdobramentos às discussões e propostas apresentadas pela FUP no Fórum Nacional de Práticas de SMS, realizado no dia 06 de setembro. O Fórum, uma conquista da categoria na campanha de 2010, contou com participação do presidente José Sérgio Gabrielli e de toda a diretoria executiva da empresa, que, ao lado das gerências de SMS, ouviram as denúncias, questionamentos e proposições das representações sindicais para alterar a atual política de segurança.

Em resposta, o presidente da Petrobrás propôs a criação de uma comissão paritária, com representantes da empresa e da FUP, para elaborar um diagnóstico sobre as práticas de SMS e apresentar o resultado à diretoria em até 90 dias. Um semana após a realização do Fórum, a FUP encaminhou à empresa os seus nomes para compor o grupo de trabalho. Mas, somente no dia 06 de dezembro, a Petrobrás indicou os seus representantes e agendou para o dia 19 a primeira reunião do grupo paritário.

Ao longo deste período, mais dois trabalhadores morreram em acidentes na empresa e diversas ocorrências graves reafirmaram a urgência de uma nova política de SMS. Na campanha reivindicatória, a defesa da vida foi o principal eixo da categoria e garantiu avanços importantes, como a retirada do TFCA dos indicadores corporativos e a participação dos sindicatos nas reuniões de todas as CIPAs offshore, bem como nas comissões de apuração de incidentes, independentemente do grau de gravidade.

As demais reivindicações e propostas dos petroleiros para uma política de segurança que garanta o direito à vida continuam sendo prioridades da FUP e pautarão as representações sindicais no Grupo Paritário e no Fórum Nacional de SMS.