FUP convoca todos os sindicatos a defenderem a renúncia dos trabalhadores ao Conselho de Administração

FUP

Em protesto contra a demissão arbitrária de Ana Paula Aramuni, técnica química do Terminal de Cabiúnas (Tecab), que foi sumariamente desligada pela Transpetro após ter inscrito sua candidatura ao Conselho de Administração da empresa, a FUP convoca todos os sindicatos a defenderem a renúncia de todos os candidatos que disputam a eleição, que começa no próximo dia 19. Através do documento DG 010/2012, encaminhado nesta segunda-feira, 14, aos sindicatos, inclusive os que não são filiados e os marítimos, a FUP formaliza sua proposta de renúncia coletiva a vaga dos trabalhadores no CA da Transpetro.

O objetivo é protestar contra a arbitrariedade da empresa e fortalecer a luta do Sindipetro-NF e da FUP pela reversão da demissão da trabalhadora, que teve claramente motivações políticas. O candidato do Tecab ao CA, Cláudio Rodrigues Nunes, apoiado pela FUP e pelo Sindipetro-NF, já renunciou à eleição.

Em reunião nesta segunda-feira, 14, com a gerência de RH da Transpetro, a FUP e o Sindipetro-NF exigiram a reintegração de Ana Paula, deixando claro que sua demissão é arbitrária e configura-se em ataque ao processo eleitoral para a primeira representação dos trabalhadores no Conselho de Administração. A FUP já cobrou uma reunião para tratar desta questão diretamente com o presidente da subsidiária, Sérgio Machado.

Não bastasse o tom claro de perseguição política por trás da demissão arbitrária da petroleira, a Transpetro começa da pior forma possível o processo eleitoral para escolha do primeiro representante dos trabalhadores no CA da empresa.  A própria lisura da eleição já foi comprometida pela demissão de um dos candidatos!

A FUP, portanto, defende a renúncia coletiva a vaga dos trabalhadores no Conselho de Administração e chama todos sindicatos do país a somarem-se a esse encaminhamento, propondo aos candidatos em suas bases que retirem suas candidaturas em um movimento nacional contra a arbitrariedade da Transpetro.