FUP construindo a cidadania: mais 32 mil jovens são alfabetizados em 2009 pelo MOVA Brasil

Em junho deste ano, foi concluída mais uma etapa do MOVA Brasil, projeto que já alfabetizou…




Imprensa da FUP

Em junho deste ano, foi concluída mais uma etapa do MOVA Brasil, projeto que já alfabetizou  133 mil jovens e adultos de 16 a 29 anos, desde 2003 em vários  estados  do país. Com o empenho dos sindicatos filiados e das oposições reconhecidas pela Federação Única dos Petroleiros, cerca de 32 mil alunos saíram do analfabetismo, no ano de 2009, através da  formação de 1325 turmas no estado do Amazonas, Ceará, Rio Grande do Norte, Pernambuco, Paraíba, Alagoas, Sergipe, Bahia, Minas Gerais e Rio de Janeiro. 

Baseado na metodologia do renomado educador Paulo Freire, através da leitura crítica da realidade, o MOVA Brasil constitui-se como um importante instrumento de resgate da cidadania, reforçando o engajamento do cidadão nos movimentos sociais que lutam pela melhoria da qualidade de vida e pela transformação da sociedade. O projeto faz parte do programa Desenvolvimento & Cidadania da Petrobrás e é desenvolvido em parceria com a Federação Única dos Petroleiros e o Instituto Paulo Freire, tendo o coordenador do Sindipetro PE/PB, Luiz Antonio Lourenzon, como representante da Federação no Comitê Gestor Nacional do Mova Brasil.

A próxima etapa do projeto será iniciada em janeiro de 2010, contemplando mais uma vez, os estados do Norte, Nordeste e da região sudeste.