FUP cobra retomada da negociação e aponta prazo para Petrobrás apresentar nova contraproposta

Trabalhadores avaliam estado de greve e assembléias permanentes…




Imprensa da FUP

 

A FUP orientou seus sindicatos a submeterem aos trabalhadores os indicativos de estado de greve e assembléias permanentes. Esta foi uma das resoluções do Conselho Deliberativo, que reuniu-se nos dias 04 e 05, em Brasília, para discutir os próximos passos da campanha reivindicatória.

A intensificação das paralisações surpresa, visando a construção de um movimento mais contundente, foi também outro ponto deliberado pelo Conselho, que também apontou o dia 16 como início para retomada das negociações com a Petrobrás e o dia 18 como prazo para a empresa apresentar uma nova contraproposta que contemple as principais reivindicações da categoria.

Paralelamente, os sindicatos estarão massificando entre os trabalhadores novas estratégias de paralisação, apontadas no seminário nacional de qualificação de greve, como, por exemplo, o fator surpresa.

O Conselho Deliberativo definiu também um calendário de luta que reforça as mobilizações pelo extraturno, com mais uma paralisação neste sábado (07), e a realização na próxima sexta-feira, 13, de um ato nacional contra os acidentes e em defesa da vida e da AMS.

 

 

Todos os representantes dos sindicatos filiados, assim como as oposições sindicais reconhecidas pela FUP, tornaram a reafirmar que a reversão das punições decorrentes da greve de março é questão condicionante para a assinatura do acordo coletivo. Além disso, é fundamental que a Petrobrás avance no atendimento das principais reivindicações referentes às condições de trabalho, segurança e benefícios.

 

 

Calendário de lutas aprovado pelo Conselho Deliberativo

 
  • De 06 a 12 de novembro – assembléias para aprovação de estado de greve e assembléias permanentes
  • 07/11 (sábado) – paralisações pelo extraturno (em função do feriado de 02/11)
  • 09 a 13/11 – jornada de luta em Brasília por mudanças na lei do petróleo
  • 11/11 – Marcha da Classe Trabalhadora, em Brasília
  • 13/11 – ato contra os acidentes e em defesa da vida e da AMS
  • 16/11 – data indicada para retomada da negociação com a Petrobrás
  • 18/11 – limite para a Petrobrás apresentar uma nova contraproposta

 

 

 

Com punição, não tem acordo!