FUP cobra que Petrobrás e Petros paguem os níveis dos aposentados e exige nova proposta até terça, 23

Nesta sexta-feira, 19, a FUP se reuniu com a Petros e a Petrobrás, na sede da empresa no Rio de Janeiro, para cobrar uma solução que garanta o cumprimento da cláusula 181 do ACT, referente à extensão para os aposentados e pensionistas dos três níveis recebidos pela ativa em 2004, 2005 e 2006. Na reunião, a FUP voltou a reafirmar que a resolução desta questão é um ponto fundamental para o fechamento da campanha salarial deste ano. Além disso, a Federação deu prazo até terça-feira, 23, para que a empresa apresente uma nova proposta salarial das cláusulas econômicas contemplando também o pagamento dos níveis.

No último dia 10, a Petrobrás apresentou uma proposta de reajuste, que conforme indicação do Conselho Deliberativo da FUP, foi rejeitada pelos trabalhadores em assembleias realizadas no decorrer desta semana em todo o país.

A empresa propôs ganho real entre 0,79% e 1%, bem abaixo dos 5,5% reivindicados pelos petroleiros e da média conquistada pelas categorias que já fecharam acordos.

O Conselho Deliberativo da FUP se reunirá novamente na próxima quinta-feira, 25, para definir os próximos passos da campanha.

Níveis Aposentados

Na reunião tripartite entre a FUP, Petros e Petrobrás, a empresa apresentou um levantamento de três diferentes grupos de aposentados e pensionistas que pleiteiam a extensão dos níveis. Segundo a empresa, 16.240 assistidos do Plano Petros têm ações em andamento referentes a esta questão em diferentes instâncias judiciais. O outro grupo, segundo a Petrobrás, é de 3.993 aposentados e pensionistas que perderam as ações na justiça, sendo que, 2.418 tiveram julgamentos transitados em julgado favoráveis à Petros e, outros 1.575 não tiveram julgamento do mérito, em função de perdas de prazo e outras circunstâncias. O terceiro grupo, ainda segundo a Petrobrás, abrange 18.220 assistidos do Plano Petros que não ingressaram com ações judiciais cobrando a extensão dos níveis.

A FUP voltou a reafirmar que a extensão dos níveis de 2004, 2005 e 2006 deve ser para todos os aposentados e pensionistas do Plano Petros.

Fonte: FUP