FUP cobra nova proposta de PLR, sem privilégios. Petrobrás diz que responderá ainda hoje

A direção da Federação e representantes dos sindicatos estão reunidos no Rio, aguardando o envio da contraproposta da empresa…





Imprensa da FUP

Nesta quinta-feira, 14, pela manhã, a FUP, o Sindipetro-RS e os sindicatos filiados voltaram a se reunir com as Gerências de RH da Petrobrás e das subsidiárias para mais uma rodada de negociação da PLR 2010. A reunião foi agendada pela empresa após as mobilizações indicadas pela Federação Única dos Petroleiros, reafirmando a unidade e a disposição de luta dos trabalhadores por uma política de remuneração democrática, transparente e sem privilégios.

A FUP cobrou uma contraproposta para quitação da PLR 2010 sem privilégios e com base nas reivindicações dos trabalhadores. Também foi cobrado da Petrobrás posicionamento em relação à proposta da categoria para as PLRs Futuras e o compromisso da empresa de não repetir a manobra ultrajante do ano passado, quando, de forma unilateral e atropelando o que foi acordado com a FUP e os sindicatos, a empresa privilegiou os gerentes e cargos comissionados com um bônus de 0,6 remuneração, vinte dias após o fechamento da campanha da PLR.

A Petrobrás não respondeu a nenhuma das cobranças da FUP, informando que apresentará uma nova e "definitiva" proposta aos trabalhadores ainda nesta quinta-feira, 14, na parte da tarde. A direção da FUP e representantes dos sindicatos estão reunidos no Rio, aguardando o envio da contraproposta da empresa para que seja avaliada e discutida, bem como os próximos encaminhamentos que serão dados à categoria.

Com privilégios, não tem acordo de PLR!

Na reunião do Conselho Deliberativo da FUP, ocorrida na terça-feira, 12, em São Paulo, os sindicatos referendaram a deliberação dos petroleiros nas assembléias de que não haverá acordo de PLR com privilégios. Em reunião ontem (13/07) com o presidente da Petrobrás, José Sérgio Gabrielli, a Federação cobrou uma nova política de remuneração, que valorize o trabalhador com salários dignos, bem como uma participação nos lucros de forma democrática e transparente, que leve em conta as reivindicações da categoria expressas na proposta para regramento das PLRs Futuras, que, desde 2008, aguarda um posicionamento da empresa.

A FUP também  reiterou para o presidente da Petrobrás a deliberação dos trabalhadores, que condicionaram o fechamento do acordo de quitação da PLR ao compromisso da empresa de que não haja privilégios para os gerentes e demais cargos de confiança. Outro ponto abordado pela Federação foi a necessidade de mudanças na política de remuneração da empresa, principalmente no que diz respeito aos baixos salários. José Sérgio Gabrielli ouviu todas as reivindicações e informou que a resposta da diretoria da empresa será dada através do RH.