FUP busca unidade sindical na defesa da democracia, do pré-sal e da Petrobrás

 

A Federação Única dos Petroleiros (FUP), entidade que representa 14 sindicatos de petroleiros e petroquímicos em todo o país, enviou nesta segunda-feira, 10, carta à Federação Nacional dos Petroleiros (FNP), bloco composto por cinco sindicatos dissidentes da FUP, onde reafirma o compromisso com a unidade nacional da categoria.

 

Veja a íntegra do documento:

“O Brasil passa por uma das maiores crises da sua história, crise essa que tem como centro a Petrobrás.

A operação Lava Jato, que investiga a corrupção na empresa, tem paralisado o país, gerando desemprego, queda de investimento, perda de renda e aflorando em setores reacionários da sociedade brasileira, seu DNA golpista.

Com todo esse cenário político conturbado, a V PLENAFUP bradou: “Defender a Petrobrás é Defender o Brasil”.

Discutiu e aprovou por unanimidade dos seus mais de 150 delegados (as) uma pauta política, que foi levada e defendida junto aos petroleiros (as), como também a Petrobrás.

A rápida mobilização da FUP e seus sindicatos filiados junto ao parlamento conseguiu impedir a votação urgente a qual o Projeto de Lei do Senado 131/15 do senador Jose Serra seria submetido.

Compreendemos que neste momento o país está sob ameaça permanente de golpe, estando a democracia totalmente agredida. Não admitimos retrocessos e defendemos o estado democrático de direito. Esse quadro exige a mais ampla unidade do povo e em particular da classe trabalhadora.

Entendemos também que é necessáriona construção da luta unificada o respeito mútuo entre as entidades envolvidas.

Frente a esse cenário, propomos à FNP e seus Sindicatos:

üA defesa da Pauta Política aprovada na V PLENAFUP e apresentada à Petrobrás em 07 de julho de 2015;

üA defesa da democracia e que se posicione contra o golpe e os golpistas que querem derrubar o governo eleito democraticamente;

üCerrem fileiras com a FUP a Defesa da Lei 12.351/10 (Lei da Partilha) e contra o Projeto de Lei do Senado 131/15 do senador Jose Serra, nas mobilizações, na sociedade e no Parlamento;

Isto posto, aguardamos o posicionamento da FNP para darmos início as tratativas de entendimento”.

Baixe aqui o documento em pdf

Fonte: FUP